Em São Luís

Escola municipal na Vila Lobão vive em condições de insalubridade

Na cozinha, a comida é preparada ao lado de um ralo de esgoto aberto.

Imirante.com / com informações da assessoria

Atualizada em 27/03/2022 às 11h17
Cozinha, onde a merenda escolar é preparada, com muita sujeira. Foto: divulgação
Cozinha, onde a merenda escolar é preparada, com muita sujeira. Foto: divulgação

SÃO LUÍS - As instalações da Unidade Escolar Thomaz de Aquino Andrade, na Vila Lobão, em São Luís, foram inspecionadas na manhã da última terça-feira, 17, pelo Ministério Público do Maranhão (MP-MA). O objetivo foi verificar as condições do prédio e a estrutura disponível aos alunos.

Leia também: Escola municipal está sem aula por problemas estruturais, em Juçatuba

A escola foi vistoriada pelo promotor de justiça de Defesa da Educação, Paulo Silvestre Avelar Silva; e pela analista ministerial e pedagoga, Márcia Pacheco. Os representantes do MPMA constataram que a escola apresenta ambientes inadequados para os estudantes: janelas, quadros e paredes quebradas, banheiros interditados e com instalações hidráulicas e sanitárias danificadas.

Banheiro interditado. Foto: divulgação
Banheiro interditado. Foto: divulgação

“A escola precisa de uma ampla reforma e o imóvel está em condições precárias de funcionamento, prejudicando, consequentemente, a aprendizagem dos estudantes”, avaliou Paulo Avelar,

Salas de aula com vários problemas podem ser vistas na escola. Foto: divulgação
Salas de aula com vários problemas podem ser vistas na escola. Foto: divulgação

Durante a inspeção, também foi detectado que a unidade não possui um espaço adequado para o armazenamento da merenda escolar que é colocada, de forma improvisada, na sala da secretaria. Na cozinha, a comida é preparada ao lado de um ralo de esgoto aberto e o odor forte sinaliza o risco de contaminação dos alimentos servidos na merenda escolar.

A unidade educacional não possui biblioteca e os livros e materiais escolares são depositados no pátio e amontoados em prateleiras improvisadas.

Fachada da unidade escolar. Foto: divulgação
Fachada da unidade escolar. Foto: divulgação

Outro problema é o risco iminente de quedas em frente a uma das salas, onde há uma diferença de nível do terreno, mas não há um guarda-corpo ou qualquer proteção a fim de evitar acidentes. “O risco de uma queda com consequências graves é altíssimo, necessitando uma intervenção urgente por parte do Município de São Luís”, alertou Avelar.

Banheiro com problemas. Foto: divulgação
Banheiro com problemas. Foto: divulgação

O colégio Thomaz de Aquino Andrade atende 431 estudantes, nos três turnos, e possui seis salas de aula. A Promotoria de Justiça vai notificar a Secretaria Municipal de Educação para adotar medidas urgentes de segurança e reformar o prédio.

Posicionamento

Procurada pelo Imirante.com, por meio de nota, a Secretaria Municipal de Educação (Semed) informou que a Unidade Escolar Thomaz de Aquino Andrade já está incluída no cronograma de requalificação das unidades da rede municipal de São Luís, que está em andamento. A Semed informou também que está viabilizando o aluguel de um prédio na área, para o funcionamento temporário da unidade até que os serviços sejam finalizados, para que os alunos não tenham prejuízos no cumprimento do ano letivo.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.