Beneficiários do CadÚnico

Cras realiza agendamento para retirada de kits da TV digital

No agendamento consta as unidades dos Correios nos quais os beneficiários podem adquirir os equipamentos e o horário determinado para receber os kits.

Imirante.com, com informações da Prefeitura

Atualizada em 27/03/2022 às 11h19
Os agendamentos são realizados no horário de 8h às 12h.
Os agendamentos são realizados no horário de 8h às 12h. ( Foto: Divulgação)

SÃO LUÍS - Os Centros de Referência de Assistência Social (Cras) de São Luís já realizaram cerca de 1.500 agendamentos para aquisição dos kits de conversação da TV analógica ao sistema digital, destinados a beneficiários de programas sociais do Governo Federal, na capital. O trabalho é resultado da parceria celebrada entre a prefeitura, o consórcio Seja Digital e o Instituto Formação, sob a coordenação da Secretaria Municipal da Criança e Assistência Social (Semcas), visando promover maior articulação na comunidade para garantir o direito dos beneficiários ao dispositivo. O sinal analógico de TV será desligado na capital maranhense no dia 28 de março, para ser substituído pelo sistema digital e as famílias podem requer o kit até 60 dias após o desligamento do sinal.

Os endereços dos Cras de São Luís podem ser acessados pelo link. Os agendamentos são realizados no horário de 8h às 12h. No agendamento consta as unidades dos Correios nos quais os beneficiários podem adquirir os equipamentos e o horário determinado para receber os kits.

A titular da Semcas, Andréia Lauande, avaliou positivamente a articulação realizada nos Cras para o agendamento das famílias que têm direito ao kit de conversão de TVs ao sistema digital. "Como o Cras é um órgão que atende diretamente a comunidade beneficiária das ações sociais do governo, a parceria foi bastante salutar no seu propósito de aproximar a ação das famílias contempladas pelo projeto e de facilitar o acesso ao agendamento, pois muitas pessoas têm dificuldades de realizar o processo por outras vias, como internet ou telefone", observou a secretária.

Como parte da parceria, os agendamentos para recebimento do equipamento podem ser realizados nos 20 Cras da capital. Outro aspecto positivo da parceria é que o agendamento online é feito por uma equipe de 20 jovens, na faixa etária de 18 a 28 anos, todos egressos dos serviços de proteção social e dos Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), desenvolvidos pela Semcas. Os jovens foram contratados pelo Instituto Formação - Organização Não Governamental (ONG) responsável pela execução trabalho, para realizarem o agendamento diretamente nos Cras.

Para seleção dos jovens, cada Cras de São Luís apontou três pessoas. Ao final do processo, um jovem dos três indicados foi contratado pelo Instituto Formação para atuar na sua comunidade. Os participantes receberam, ainda, treinamento para realizarem o trabalho de agendamento para aquisição dos kits, além de bolsa para ajuda de custo disponibilizada pelo Instituto.

Programa

O kit gratuito com antena e conversor é destinado aos inscritos no Cadastro Único (CadÚnico), beneficiários dos programas socioassistenciais do Governo Federal, como Bolsa Família, Minha Casa Minha Vida, Tarifa Social de Energia Elétrica e outros.

A distribuição de kits gratuitos é feita pelo Consórcio Seja Digital, autorizado pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). A lista de beneficiários é fornecida pelo Ministério do Desenvolvimento Social (MDS), para que a Seja Digital informe ao público por meio de cartas e campanhas de comunicação, para que possam entrar em contato e agendar a retirada dos equipamentos. O kit promove a mudança do sistema de TV analógica para digital, proporcionando mais qualidade de imagem e som.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.