Momento de desespero

“Por pouco, ninguém se feriu”, afirma funcionária de quiosque atingido por árvore

Outra vendedora afirma que falta manutenção por parte da Prefeitura de SL.

Liliane Cutrim/Imirante.com

Atualizada em 27/03/2022 às 11h26

SÃO LUÍS - A queda de uma árvore, no início da tarde desta segunda-feira (23), no Centro de São Luís, atingindo dois quiosques e uma parada de ônibus, assustou vendedores e outras pessoas que transitavam no local. Segundo funcionárias das barracas atingidas, não houve pessoas feridas porque elas conseguiram ouvir a hora que árvore estava partindo e conseguiram correr.

 Árvore caiu na Praça Deodoro. / Foto: Divulgação
Árvore caiu na Praça Deodoro. / Foto: Divulgação

“Foi um tumulto, uma colega ouviu a árvore partindo e correu pra avisar, nessa hora nós saímos desesperados. Se a gente não tivesse corrido, ela ia cair em cima da gente. A árvore é grande demais e alguém poderia até ter morrido. Fora que agora vamos ter maior prejuízo, pois estamos sem energia, e o soverte está derretendo. Além disso, os salgados também podem estragar. Enfim, muito complicada essa situação”, explicou Marinalva, em entrevista à rádio Mirante AM.

 Árvore caiu na Praça Deodoro. / Foto: Divulgação
Árvore caiu na Praça Deodoro. / Foto: Divulgação

A vendedora Lívia, também teve o quiosque atingido. Segundo ela, há um descaso do poder público, pois, não faz vistoria na área no intuito de prevenir esse tipo de acidente.

“Geralmente cai alguns galhos, e uma vez caiu um tronco enorme. Mas, árvore, é a primeira vez que cai. Aqui falta manutenção e poda dos galhos, além de atenção do poder público, pois é um local muito movimentado e alguém pode se ferir. Mas, eles só vêm depois que o acidente acontece, não vem antes pra poder prevenir. Ainda bem que foi só um pedaço da árvore que caiu aqui em cima do meu quiosque, porque podia machucar alguém e até matar. Se essa fatalidade acontecesse, quem ia pagar por isso?”, questiona Lívia.

Segundo o Corpo de Bombeiros, a árvore caiu em cima de dois quiosques e de uma parada de ônibus, sendo que parte dos galhos ficou no meio de uma via da avenida, atrapalhando o fluxo de veículos. Agentes da Secretaria Municipal de Trânsito e Transporte (SMTT) foram chamados para organizar o trânsito, que está totalmente congestionado na região. Já a árvore, até o fim do dia, será retirada do local.

“A nossa primeira ação foi verificar se alguém tinha sido ferido, o que felizmente não aconteceu. Agora, estamos trabalhando para retirar a árvore daqui. O que preocupa é que há perigo de outras árvores caírem. Por isso, tem que haver vistoria dos órgãos competentes. Ainda mais nesse período de chuvas e de fortes ventos, o risco é ainda maior”, explicou o tenente Jonathan do Corpo de Bombeiros.

Árvore caiu na Praça Deodoro. /Foto: Divulgação
Árvore caiu na Praça Deodoro. /Foto: Divulgação

O Imirante.com entrou em contato com a Prefeitura de São Luís, questionando sobre a realização de vistoria nas árvores do Centro da capital e sobre o posicionamento da mesma em relação ao acidente desta segunda-feira (23). O órgão respondeu que “o Instituto Municipal da Paisagem Urbana (Impur) informa que vem realizando desde dezembro do ano passado ações preventivas de poda, bem como análise dos exemplares que possuem risco de queda ou necessidade de supressão em avenidas, ruas e praças da capital. O Comitê de Limpeza de Urbana, da Prefeitura de São Luís, informa que já encaminhou uma equipe à Praça Deodoro para realizar a retirada da árvore".

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.