Acompanhando as fases da lua

Observatório Astronômico da Uema abre espaço para a comunidade

A iniciativa visa a propagação dos saberes da astronomia em São Luís.

Imirante.com, com informações da Assessoria

Atualizada em 27/03/2022 às 11h27
(Foto: William Barros)

SÃO LUÍS - No período de 6 a 12 de dezembro, o Observatório Astronômico da Física da Universidade Estadual do Maranhão (OBAFIS/Uema) vai realizar o acompanhamento das mudanças de fases da lua (crescente e quarto crescente) em frente ao Centro de Educação, Ciências Exatas e Naturais (CECEN), Campus Paulo VI.

A observação compreende apenas uma parte das atividades em que o Projeto OBAFIS: Despertando o interesse de futuros astrônomos, que tem como objetivo a divulgação científica para acadêmicos da Uema e da comunidade.

Além de observações de corpos celestes, o projeto desenvolve preparação para a Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA) para alunos do CEM Paulo VI, aulas de inglês para todos os participantes do projeto, introdução à linguagem de programação em Python e diversas atividades que visam a propagação dos saberes da astronomia na cidade de São Luís.

O OBAFIS está sob a coordenação dos seguintes professores do Departamento de Física – CCT/Uema: Edvan Moreira, Fernando Moucherek, Márcio Tavares e Welberth Ferreira e do aluno bolsista Ramon de Sá (Graduando do Curso de Física Licenciatura – CECEN/Uema). O projeto é vinculado à Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Estudantis (PROEXAE).

Observação da Superlua

Uma das atividades já desenvolvidas pelos acadêmicos do curso de Física Licenciatura foi a observação da Superlua, realizada no dia 14 de novembro, ocasião na qual explicaram o porquê dessa observação ser tão especial e rara.

Estudantes do curso de Física Licenciatura da Uema estiveram durante a noite do referido dia com telescópios para que acadêmicos de outros cursos e comunidade em geral pudessem ver, sob uma nova perspectiva, toda a beleza do maior evento lunar do século.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.