Enem 2015

VÍDEO: paródias ajudam professor a dar aulas para candidatos do Enem

Em sala de aula, Rafael Carlos tem um violão como aliado.

Lucas Vieira / Imirante.com

Atualizada em 27/03/2022 às 11h38

SÃO LUÍS - Que tal se preparar para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) ao som de Valesca Popozuda, João Bosco e Vinícius e Charlie Brown Jr.? Parece meio impossível, não é? Não para o professor Rafael Carlos, que usa a música para dar aulas de Filosofia e Sociologia em turmas de ensino médio e curso pré-vestibular em São Luís.

O professor Rafael não usa as letras originais das canções, mas cria paródias em cima de suas melodias. Ele trocou, por exemplo, a letra de "Chora, me liga", de João Bosco e Vinícius, por "Marx, me liga", fazendo referência ao intelectual alemão Karl Marx.

"É muito legal quando ele traz a música para a sala, porque ele consegue se aproximar da gente e fica muito mais fácil para aprender o conteúdo. Várias vezes, me pego cantarolando as músicas com as letras que ele fez, então, quando vejo algum assunto relacionado com a aula, consigo lembrar do assunto... Facilita muito", conta a estudante Mirelly, aluna do professor Rafael.

A reportagem acompanhou Rafael e sua turma, durante uma aula em um cursinho pré-vestibular em São Luís, e conversou com ele sobre o uso da música em sala de aula. Assista:

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.