Ameaça

Bióloga alerta que peixe encontrado em Alcântara corre risco de extinção

O animal, de acordo com a bióloga Ana Paula, é uma raia.

Neto Cordeiro/Imirante.com

Atualizada em 27/03/2022 às 11h42

SÃO LUÍS – Um peixe espadarte de cinco metros e 500 quilos foi encontrado por pescadores nessa quarta-feira (10), em Alcântara. O animal, da família Pristidae, de acordo com a bióloga Ana Paula, mestre em Biodiversidade e Conservação, é uma raia, também conhecido como peixe-serra. “É um peixe de hábitos noturnos e que se alimenta de pequenos peixes”, explicou por telefone ao Imirante.com.

 Foto: Reprodução/WhatsApp.
Foto: Reprodução/WhatsApp.

Ela alertou, no entanto, para a ameaça de extinção da espécie. “É um dos animais mais ameaçados do mundo”, afirmou. Segundo a bióloga, a captura, o transporte e a comercialização da raia são proibidas. "Enviei as fotos para estudiosos do mundo e eles ficaram chocados", comentou. Ela relatou, ainda, que a barbatana e a espada (o prolongamento do maxilar superior) desse animal são muito visadas devido ao alto valor que podem ser vendidos.

 Foto: Repodrução/WhastApp.
Foto: Repodrução/WhastApp.

Estas raias, bastante difíceis de serem vistas, vivem em ambientes marinhos e estuários, segundo a especialista, e não são agressivas. Ana Paula contou que desconhece incidentes envolvendo o animal. A bióloga prepara, agora, um artigo com base em um encontro que teve com um peixe deste tipo no ano de 2009.

Uma pesquisa realizada na Flórida, no Estados Unidos, mostrou que fêmeas estavam se reproduzindo sem a participação de machos. Ana Paula explicou que este foi um caso isolado e demonstra o cenário controverso em que se encontra a espécie. “Isso, na verdade é negativo, porque mostra um problema da extinção”, lamenta.

A intenção dos pesquisadores americanos era tentar descobrir se os animais estavam acasalando com parentes, e acabou revelando um comportamento anormal.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.