Vila Lobão

Bairro está sem água, sem ônibus, mas não faltam buracos

Os moradores da Vila Lobão reclamam de diversos problemas.

Neto Cordeiro/Imirante.com

Atualizada em 27/03/2022 às 11h43

SÃO LUÍS - Falta d’água, falta de pavimentação, falta de transporte público, falta quase tudo... No bairro Vila Lobão só não faltam buracos. A reportagem do Imirante.com viu de perto, nesta terça-feira (28), as precariedades da região.

José dos Anjos mora na rua Jurandir Filho há três anos e conta que o problema é bem antigo. “Se não tiver bomba não tem água. Às vezes, tem a bomba e não tem água mesmo assim”, afirma. A batalha para conseguir um pouco de água para beber e tomar banho começa bem cedo. “Levanto 3h da manhã para encher os baldes correndo o risco de ser assaltado”, relata o vigilante Djalma Santos.

 Foto: Neto Cordeiro/Imirante.com.
Foto: Neto Cordeiro/Imirante.com.

Muitos saem para encher os baldes e as garrafas em um cano em frente à casa de José dos Anjos. “Nem todo dia dá água lá. Às vezes, vou buscar lá perto da rodoviária”, ressalta Djalma. Jorgivaldo Cordeiro expõe a indignação. “Eles, ainda, mandam a conta. Como é que vou pagar água se não estou usando?”, questiona.

 Foto: Neto Cordeiro/Imirante.com.
Foto: Neto Cordeiro/Imirante.com.

Ele, que é cadeirante, aponta outro problema do bairro: a falta de transporte público. O ônibus que faz a linha Vila Lobão deixou de circular por algumas ruas do bairro devido aos buracos e obras inacabadas da Companhia de Saneamento Ambiental do Maranhão (Caema), segundo os moradores.

“Eu que sou cadeirante, tenho dificuldades. Tenho que ir até a rodoviária pegar ônibus”, acrescenta Jorgivaldo. “O ônibus não passa mais aqui. A Caema veio fazer um serviço no esgoto e deixaram aberto” reclama o manobrista José da Paixão. Os moradores cobriram o buraco com pedaços e objetos velhos para evitar acidentes. Mas, o esgoto continua exposto, correndo pela rua com asfalto desgastado. Procurada, a Caema, ainda, não se pronunciou sobre as reclamações.

 Foto: Neto Cordeiro/Imirante.com.
Foto: Neto Cordeiro/Imirante.com.
 Foto: Neto Cordeiro/Imirante.com.
Foto: Neto Cordeiro/Imirante.com.

E, por falar em pavimentação, esta é uma coisa que os moradores da rua Bacabal, situada ao lado, aguardam há muitos anos. O lapidador Erenilton Santos conta que desde a obra de pavimentação da avenida Santos Dumont, nas proximidades, foi prometido a eles que a via, também, seria asfaltada, porém o retrato do local nunca mudou.

Por meio de nota, a Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos (Semosp) informou que vai executar projetos para realizar melhorias no bairro. Com relação à mudança na rota do ônibus da Vila Lobão, a Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT) alega que o serviço é prestado regularmente. Leia na íntegra:

A Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos (Semosp) informa que já está realizando levantamento das necessidades da Vila Lobão, e que vai viabilizar projetos para realizar as obras de melhorias no bairro. Em relação ao transporte, a Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT) informa que o bairro é servido regularmente por linhas de ônibus.

 Foto: Neto Cordeiro/Imirante.com.
Foto: Neto Cordeiro/Imirante.com.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.