Transporte público

SMTT, rodoviários e empresários se reúnem e avaliam recolhimento

Objetivo da SMTT é encontrar solução para que não haja novas paralisações.

Imirante.com

Atualizada em 27/03/2022 às 11h50
Segundo Canindé Barros, nova reunião com representantes da segurança pública vai ser realizada à tarde.
Segundo Canindé Barros, nova reunião com representantes da segurança pública vai ser realizada à tarde. (Moisanielson Alves / Imirante.com)

SÃO LUÍS – Uma reunião, a portas fechadas, na manhã desta quarta-feira (24), na sede Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT) – avenida Daniel de La Touche, Ipase –, entre representantes da pasta, Sindicato dos Trabalhadores em Transporte Rodoviário (STTREMA) e Sindicato das Empresas de Transportes de Passageiros de São Luís (SET) avalia o recolhimento de ônibus do sistema de transporte público da capital maranhense, São Luís. Ontem (23), por decisão do STTREMA, a circulação dos veículos foi interrompida a partir das 18h, quando as linhas fizeram a última viagem até o ponto final, para não prejudicar a população.

A imprensa não foi autorizada a acompanhar a reunião. De acordo com as primeiras informações obtidas pela reportagem do Imirante.com, o que se discute na reunião é sobre o recolhimento dos veículos a partir das 20h. O objetivo é encontrar uma solução para que não haja o recolhimento todos os dias em função da segurança. Segundo o secretário Canindé Barros, uma nova reunião com representantes da segurança pública vai ser realizada à tarde, em horário ainda não divulgado.

Durante a manhã, usuários reclamaram da demora em pontos de ônibus e terminais de integração. No terminal da Praia Grande, ao atraso chegou a 40 minutos em algumas linhas. Em contato com a redação, por telefone, o secretário-administrativo STTREMA, Isaias Castelo Branco, garantiu que não há orientação do sindicato para redução na circulação da frota nesta manhã.

"Desnecessária"

Na tarde dessa terça-feira, Canindé Barros, em entrevista à Rádio Mirante AM, revelou estar surpreso com a decisão e afirmou que a pasta irá garantir o direito de ir e vir da população. O SET e o Sindicato do Transporte Alternativo foram convocados para uma reunião sobre a segurança no transporte público da capital maranhense.

A paralisação foi criticada pelo comandante do 1º Comando de Policiamento Metropolitano (CPM), coronel Marco Antônio Alves, que declarou que a decisão do STTREMA é desnecessária. "A leitura que fazemos é de que não há necessidade de paralisação", disse. De acordo com o coronel, a polícia tem tomado medidas seguras, responsáveis e pontuais para manter a segurança pública.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.