Tempo

Volume de chuvas de janeiro a abril foi de apenas 45% do normal para o período

Pouca atividade da Zona de Convergência Intertropical é a razão do volume reduzido de chuvas.

O Estado

Atualizada em 27/03/2022 às 11h55
Chuvas que têm caído em São Luís estão abaixo da média.
Chuvas que têm caído em São Luís estão abaixo da média. (Biné Morais / O Estado)

SÃO LUÍS - O fim de semana foi de tempo nublado e muita chuva em São Luís. Mas, segundo o Laboratório de Meteorologia do Núcleo Geoambiental (Nugeo) da Universidade Estadual do Maranhão (Uema), o índice pluviométrico na cidade está abaixo da média esperada para o período. De janeiro a abril deste ano, o volume de chuvas correspondeu a apenas 45,24% do normal para os primeiros quatro meses do ano. O motivo é a pouca atividade da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT), sistema meteorológico responsável por mais de 70% das chuvas na capital.

Segundo dados do Nugeo, o primeiro quadrimestre do ano registrou 688,8 milímetros de chuva. O normal para o período seriam 1.521,1 milímetros. "As poucas chuvas deste ano aconteceram por causa da reduzida atividade da Zona de Convergência Intertropical", explicou a meteorologista Andréa Cerqueira. A Zona de Convergência Intertropical é a área que circunda a Terra, próximo à Linha do Equador, onde os ventos originários dos hemisférios norte e sul se encontram. Variações na localização desse sistema meteorológico afetam o volume de chuvas em muitos países dessa região do planeta. Em São Luís, a Zona de Convergência Intertropical é responsável por mais de 70% das chuvas.

Leia mais na edição, desta terça-feira (6), do jornal O Estado do Maranhão.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.