Tragédia em Bacuri

Bacuri: segunda vítima de acidente recebe alta em São Luís

Rogério Azevedo Rocha permanece na UTI, e Amanda Lopes foi encaminhada para enfermaria.

Imirante.com

Atualizada em 27/03/2022 às 11h55

SÃO LUÍS – Nesta sexta-feira (2), outra vítima do grave acidente acontecido na última terça-feira (29), na estrada que liga a cidade de Bacuri ao povoado Madragoa, na região da Baixada Maranhense, teve alta do Hospital de Alta Complexidade Tarquínio Lopes Filho (Hospital Geral): Ellen Cristina Monteiro Garcia. Na manhã de ontem (1º), a paciente Aline Silva, de 16 anos de idade, já havia, também, recebido alta.

Segundo o boletim mais recente divulgado pela Assessoria de Comunicação da Secretaria de Estado da Saúde (SES), Rogério Azevedo Rocha – que, segundo as primeiras informações obtidas pela Polícia Civil, teria transferido a direção do veículo para um adolescente de 15 anos – permanece na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do hospital. Já Amanda Sales Lopes recebeu alta da UTI e foi encaminhada para a enfermaria.

O veículo D20, que transportava alunos do Centro de Ensino Cristino Pimenta em uma curva na rodovia MA-303 – conhecida, popularmente, como "Curva da Morte" –, se chocou com um caminhão, carregado de pedras, que trafegava no sentido oposto. Ao todo, treze pessoas ficaram feridas. Oito estudantes morreram: Samili Costa Farias, Emile Costa Farias, Nayara Pereira Costa, Alda Léa Rabelo Gomes, Ana Raquel Vieira Borges, Denilde Lima Azevedo, Jeferson Bruno e Marcos Vinícius Almeida.

Condições precárias

Em 2012, a Controladoria Geral da União (CGU) já apontava as condições precárias do transporte escolar na cidade de Bacuri. De acordo com a CGU, quatro automóveis, contratados pela prefeitura para fazer o transporte escolar, estavam em condições insalubres e impróprias para o uso de alunos. Os veículos eram fabricados somente para o transporte de cargas, não de passageiros. Havia um micro-ônibus para levar os estudantes.

Dados do Portal da Transparência do governo federal mostram que, de 2011 a 2013, o Ministério da Educação repassou R$ 315.525,59 diretamente para o município de Bacuri. Os recursos deveriam ser destinados, exclusivamente, para o apoio ao transporte escolar.

Em 2014, ainda não aparecem registros de repasses feitos à prefeitura, especificamente para o transporte escolar.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.