Trânsito

Chuvas provocam estragos e transtornos em vias de SL

Acidentes de trânsito se tornam comuns durante o período chuvoso por causa das vias alagadas.

O Estado

Atualizada em 27/03/2022 às 11h57
 Acidentes em vias de São Luís/ Foto: Biaman Prado/ O Estado
Acidentes em vias de São Luís/ Foto: Biaman Prado/ O Estado

SÃO LUÍS - As chuvas que caíram durante a madrugada e início da manhã de ontem voltaram a causar transtornos em São Luís. Por causa delas, pontos de alagamento, acidentes e trânsito lento foram registrados em trechos de ruas e avenidas da capital.

Na Avenida Ferreira Gullar, no bairro Jaracati, um grande acúmulo de água prejudicou o trajeto de motoristas, que precisaram passar pelo local. Com a falta de escoamento adequado, a água ficou retida sobre a pista, formando um grande ponto de alagamento.

Os condutores que passaram pelo local precisaram ter paciência, diante o grande risco de acidentes. Para trafegar pela área, eles tiveram de aguardar em fila para passar pela faixa que tinha menor quantidade de água. Por causa do problema, o trânsito ficou lento no local, principalmente durante as primeiras horas da manhã.

Trânsito

 Trânsito engarrafado nas principais vias de São Luís/ Foto: Biaman Prado/ O Estado
Trânsito engarrafado nas principais vias de São Luís/ Foto: Biaman Prado/ O Estado

Também por causa das chuvas, vários pontos de engarrafamento foram registrados nas principais avenidas da cidade. Na Avenida Jerônimo de Albuquerque, nas proximidades do Centro de Ensino Upaon-Açu, no Cohafuma, um longo congestionamento atrapalhou a rotina de motoristas e usuários de ônibus que tentavam chegar a seus compromissos. Apesar da ausência de acidentes na área, o trânsito ficou lento durante toda a manhã. Algumas vezes, o congestionamento se prolongou até o Mix Mateus, localizado no Vinhais.

Na mesma avenida, nas imediações do Makro Atacadista, no Angelim, o trânsito também estava complicado. Uma fila de carros se prolongava por quilômetros na via. "Agora não tem mais hora para o trânsito ficar assim, quase parado. A chuva prejudica muito. As pessoas dirigem mais devagar e por isso, fica desse jeito, quase não andando", disse Marco Aurélio Santana, motorista que passava pela via.

Queda de árvore

 Acidentes em vias de São Luís/ Foto: Biaman Prado/ O Estado
Acidentes em vias de São Luís/ Foto: Biaman Prado/ O Estado

Na Estrada do Pimenta, no Altos do Calhau, nas imediações da Fábrica da Marmoraria Brasil, uma árvore ficou caída no meio da via. Segundo os comerciantes da área, ela caiu durante as chuvas de ontem. Com a queda da árvore, parte do muro do terreno onde estava localizada quebrou. Os destroços ficaram espalhados pela via durante toda a manhã, prejudicando ainda mais motoristas que trafegavam pela área.

Outras árvores estão prestes a cair na mesma avenida. Algumas delas estão inclinadas, apoiadas nos fios de alta tensão e de telefonia de postes. Com as chuvas que têm caído, o asfalto começou a ceder nas laterais da estrada. Com a erosão, uma grande vala está se formando, pondo em risco a vida de pedestres e de motoristas que trafegam pela Estrada do Pimenta.

"É um perigo passar por aqui desse jeito. Também temos medo dos postes ficarem sem luz por causa dessas árvores. Elas estão caindo e uma delas já até caiu. Queremos que cortem todas essas árvores que estão perto da avenida, porque estamos com medo", comentou Gleydson Padilha, funcionário da Marmoraria Brasil.

Acidente

Chovia por volta das 5h30 de ontem quando aconteceu um grave acidente entre três veículos na Avenida dos Holandeses, no Barramar. Segundo pessoas que estavam no local no momento do acidente, um Pajero, de placa OJA-8553, estava fazendo o retorno, quando colidiu com um ônibus, de placa NYS-7094, no momento em que ele ultrapassava o sinal vermelho. Com a pista molhada, o coletivo não conseguiu frear. Na colisão entre o Pajero e o ônibus, uma Toyota Hillux, de placas NJA-4303, foi atingido.

O Pajero bateu ainda nas grades de um condomínio, localizado na via. A condutora da Pajero, Ana Maria Nascimento, e o seu filho adolescente foram atendidos por uma equipe do Serviço Móvel de Atendimento de Urgência (Samu) e por duas equipes do Corpo de Bombeiros e levados para o Hospital UDI. Os condutores da caminhonete e do ônibus sofreram ferimentos.

Em nota, o Instituto de Paisagem Urbana (Impur) informou que encaminhará uma equipe até a Estrada do Pimenta para avaliar a situação do local e tomar as providências necessárias. O Impur ressaltou ainda que disponibiliza o telefone 3212-5154 para demandas de poda, supressão ou retirada de árvores mortas em áreas públicas em vias internas dos bairros e também nas grandes avenidas de São Luís. O atendimento é realizado de segunda-feira a quinta-feira, das 8h às 18h, e às sextas-feiras, das 8h às 14h. No caso de quedas de árvores, a Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos (Semosp) informou que faz a retirada do local. O serviço pode ser acionado por meio do número 0800 098 1636.

Mais

De acordo com o Laboratório de Meteorologia (LabMet) da Universidade Federal do Maranhão (Uema), hoje há predominância de céu encoberto e formação de áreas isoladas com pancadas de chuvas que podem ser acompanhadas de trovoadas. A temperatura deve ter mínima de 24º e máxima de 30°.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.