Ônibus Incendiados

Ônibus são incendiados na noite desta sexta-feira em SL

Bandidos mandaram os passageiros descerem dos ônibus e, em seguida, atearam fogo nos veículos.

Imirante.com

Atualizada em 27/03/2022 às 11h59

SÃO LUÍS - Quatro ônibus foram incendiados na noite desta sexta-feira (3) na capital. A primeira ação criminosa, confirmada pelo Centro Integrado de Operações de Segurança do Maranhão (Ciops), aconteceu no bairro João Paulo, em frente ao Colégio Batista.

 Ônibus incendiado no João Paulo nesta sexta-feira (3). Foto: De Jesus/O Estado.
Ônibus incendiado no João Paulo nesta sexta-feira (3). Foto: De Jesus/O Estado.

Cerca de cinco bandidos teriam mandado todos os passageiros descerem do ônibus e, em seguida, atearam fogo no veículo. Uma viatura do Corpo de Bombeiros foi até o local para controlar as chamas. O ônibus ficou, totalmente, destruído.

 Um dos ônibus incendiados na capital nesta sexta-feira (3). Foto: De Jesus/O Estado.
Um dos ônibus incendiados na capital nesta sexta-feira (3). Foto: De Jesus/O Estado.

Mais ataques

Os outros três incêndios a ônibus aconteceram no Jardim América, na Vila Sarney Filho e nas proximidades da Avenida Ferreira Gullar (na região conhecida como Ilhinha). No Jardim América, os bandidos exigiram que o veículo fosse esvaziado antes de atearem fogo. As chamas já foram controladas. O Corpo de Bombeiros, a Polícia Militar e o Serviço de Inteligência foram até os locais.

 Ônibus, completamente, destruído. Foto: De Jesus/O Estado.
Ônibus, completamente, destruído. Foto: De Jesus/O Estado.

De acordo com o Serviço de Inteligência, a ordem para estes ataques partiu de dentro do Complexo Penitenciário de Pedrinhas.

A Secretaria de Estado de Segurança Pública (SSP) informou, por meio de nota, que a polícia já iniciou as buscas pelos autores dos incêndios a ônibus desta noite. Foi informado, também, que foi morto no bairro do Maracanã o policial militar reformado Antônio César Cerejo, porém não há indícios de que o crime esteja relacionado com os ataques.

Leia, abaixo, a nota na íntegra:

A Secretaria de Estado de Segurança Pública (SSP) informa que já identificou de onde saiu a ordem e quem as recebeu para a execução dos ataques ocorridos na noite desta sexta-feira (3), em São Luís, e já está trabalhando para prender os envolvidos nos atos de vandalismo e violência.

A SSP ressalta que trabalha para garantir a segurança e a tranquilidade da população maranhense. Esclarece, ainda, que essas ações de bandidos são uma tentativa de reação às medidas adotadas, por meio da Polícia Militar, visando disciplinar, organizar e combater a criminalidade nas unidades prisionais da capital.

De acordo com o Centro Integrado de Operações de Segurança (Ciops), foram registrados quatro atos de vandalismo envolvendo ônibus coletivo, que foram incendiados, alguns parcialmente. O primeiro ocorreu no bairro João Paulo, onde cerca de 5 homens interceptaram o veículo, mandaram os passageiros descerem e atearam fogo. Houve atos também na Vila Sarney, Ilhinha e uma tentativa no Jardim América.

Em todas as ocorrências, as polícias Militar, Civil e o Corpo de Bombeiros foram acionados. O 9º Distrito Policial (São Francisco) também foi alvo dos bandidos, que dispararam tiros contra o prédio.

A SSP confirmou a morte do policial militar reformado Antônio César Cerejo, no bairro do Maracanã, mas ainda não há indícios de que o crime esteja relacionado com os ataques.

Várias diligências estão sendo feitas neste momento, com reforço das operações, blitz e incursões do Sistema de Segurança em conjunto com as equipes de inteligência para localizar e prender os participantes destes atos criminosos. Imagens captadas pelo Sistema de Videomonitoramento também estão sendo analisadas pelas polícias e alguns envolvidos já foram identificados.

O governo do Maranhão reafirma que não compactua com atos de violência e que continua agindo em conjunto com todos os setores e órgãos que atuam na defesa dos direitos humanos e daqueles que promovem a garantia da justiça e segurança.

Informa, ainda, que a Polícia Militar já está adotando providências complementares nas unidades prisionais de São Luís, como no Centro de Detenção Provisória (CDP), do Complexo Prisional de Pedrinhas.

Entre elas, estão a ampliação da vigilância com videomonitoramento; a intensificação das revistas nas celas; o aumento da fiscalização interna com o Batalhão de Choque e da fiscalização externa com rondas.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.