Programa

Maranhenses na terceira etapa do Jovens Embaixadores

A quarta etapa do Jovens Embaixadores irá definir os seus semifinalistas que participarão na competição nacional.

Seduc

Atualizada em 27/03/2022 às 12h17

Os alunos maranhenses selecionados e aprovados na terceira etapa do Programa Jovens Embaixadores participarão, na próxima sexta-feira (21), no Centro de Ensino Liceu Maranhense, a partir das 14h, do exame escrito. O projeto é uma iniciativa da Embaixada dos Estados Unidos em parceria com instituições públicas e privadas dos dois países.

A coordenadora do programa, Selma Durans, explica que a quarta etapa do Jovens Embaixadores irá definir os seus semifinalistas que participarão na competição nacional. "O candidato receberá uma mensagem automática informando que ele é um dos semifinalistas e que participará na competição nacional", diz a coordenadora.

Serão selecionados 35 alunos da rede pública de ensino em todo o país. Os selecionados farão um intercâmbio de três semanas nos Estados Unidos, onde participarão de reuniões, encontros, atividades culturais e de voluntariado.

Na primeira semana, eles ficarão em Washington (EUA), onde visitarão escolas e sedes de projetos sociais. Nas semanas seguintes, viajarão pelo interior do país e serão hospedados por uma família local.

O jovem embaixador vai levar para os Estados Unidos a cultura brasileira, o trabalho que é desenvolvido na comunidade através do seu projeto, demonstrando responsabilidade social. Os alunos irão conhecer também o que é feito nos EUA.

Intercâmbio

O ministério da Educação, por meio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes/MEC), a Embaixada dos Estados Unidos e a Comissão Fulbright assinaram um acordo que amplia para 540 vagas o intercâmbio nos EUA para professores de inglês da rede pública de ensino.

Serão oferecidas até 20 por estado e o DF. Trata-se de um investimento e uma iniciativa inovadora que visa fortalecer as bases da educação pública no Brasil. As inscrições deverão ser feitas online

O Programa de Aperfeiçoamento para Professores de Língua Inglesa nos EUA é coordenado pela Capes, em parceira com a Embaixada dos Estados Unidos no Brasil, Comissão para o Intercâmbio Educacional entre os Estados Unidos da América e o Brasil (Fulbright), com o apoio do Conselho Nacional de Secretários da Educação (Consed).

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.