Novidade

Passeio virtual com fotos em 360 graus pelo Palácio dos Leões

Internautas podem visitar as dependências da construção secular, cartão postal de São Luís.

O Estado

Atualizada em 27/03/2022 às 12h52

SÃO LUÍS - Um dos maiores patrimônios arquitetônicos do Maranhão, cartão postal de São Luís, o Palácio dos Leões ganhou um site e convida o internauta para um passeio virtual, em 360 graus, pela majestosa construção do século XVII. Para conferir, basta acessar o endereço: www.ma.gov.br/palaciodosleoes.

O desejo de mostrar para a população toda a beleza e a riqueza de um dos prédios seculares mais imponentes do Estado foi um dos fatores que incentivaram a criação do espaço virtual de visitação. “Queríamos despertar a atenção e estimular a visitação tanto dos turistas como da população para conhecer o Palácio e as obras de arte que estão expostas aqui”, ressaltou a curadora dos bens culturais do Palácio dos Leões, Josimar Pereira.

Criado com tecnologia inovadora, o site traz imagens imersivas em 360 graus, ferramenta já utilizada em outros Estados para divulgação turística, e é uma criação do fotógrafo Albani Ramos. “O diferencial da página do Palácio é a qualidade das fotografias, que possuem alta definição. É isso que faz o usuário perceber cada detalhe das obras de arte com uma simples aproximação da página”, detalhou Ramos.

Ao pensar na criação dos ambientes virtuais, a designer gráfica Raquel Noronha, responsável pelo projeto, utilizou os grafismos e as cores existentes no interior do Palácio. “Cada ambiente do site foi trabalhado nas cores originais. Aliamos a fácil navegação com a visualidade da imponência da obra”, afirmou.

O Palácio

O Palácio dos Leões tem três mil metros quadrados de área construída, dividida em três alas: residencial, administrativa e visitação. A coleção de 1.300 objetos de arte fica exposta em cinco nobres salões. São telas de artistas renomados, cristais, prataria portuguesa, tapetes franceses e porcelanas. Um dos destaques co acervo é a coleção de gravuras do jornalista e teatrólogo maranhense Arthur Azevedo.

A história do prédio também merece destaque. O Palácio é resultado de sucessivas reformas no espaço e sua origem foi um forte erguido pelos franceses, entre os estuários dos rios Anil e Bacanga, na então Ilha de Upaon-Açu, em 1612. Os invasores do Maranhão, sob o comando de Daniel de La Touche, tentaram estabelecer nestas terras uma colônia batizada de França Equinocial.

Visitação pública

E para quem prefere conhecer mais de perto, o Palácio dos Leões está abrindo suas portas para visitação pública em períodos diferenciados, por causa do aumento do fluxo de turistas em São Luís nos meses de junho e julho. A visitação está aberta às segundas, quartas, sextas e sábados. Neste mês, o período será estendido de terça-feira a sábado, sempre das 14h às 17h30.

“Decidimos ampliar o período para atender à demanda e à curiosidade dos turistas que chegam à cidade nesses dois meses, quando há um incremento na movimentação de visitantes”, ressaltou Josimar Pereira.

Vale lembrar que o espaço virtual, porém, garante mais opções: turistas e maranhenses têm a possibilidade de conhecer os Leões em qualquer horário.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.