Jogo

Simulação de 'F1 2009' é realista, mas game peca no visual

Gustavo Petró/G1

Atualizada em 27/03/2022 às 13h03

SÃO PAULO - O Wii não é o console com o melhor poder gráfico do mercado, o que torna impossível compará-lo ao PlayStation 3 e ao Xbox 360 neste quesito. Jogos que exigem a apresentação de maiores detalhes visuais não conseguem se sair bem no console da Nintendo e é justamente neste ponto que “F1 2009” escorrega.

Entretanto, quando se trata de um game de corrida produzido pela Codemasters, famosa por títulos do gênero como “Dirt”, “Grid” e o antigo “Collin McRae rally”, os jogadores esperam uma boa experiência de simulação. E isso o game de Fórmula 1 consegue fazer com perfeição, retratando toda a temporada com maestria.

Boa sensação de velocidade

O mais importante em um jogo de corrida é que ele passe a sensação de se estar em alta velocidade – ainda mais em um carro de Fórmula 1. Nisso, “F1 2009” realiza um bom trabalho. Acelerar pelas retas dos 17 circuitos espalhados pelo mundo é um teste para os reflexos do jogador, que tem que lutar para manter o veículo no local certo e manter o foco na corrida sem prestar a atenção na velocidade vertiginosa que o carro alcança.

Não há queda de frames, ou seja, a imagem não dá “pulos” e a animação é fluida, constante. Para chegar a esse nível em uma plataforma que deixa a desejar no processamento gráfico, no entanto, os produtores tiveram que limar alguns detalhes visuais. Os carros não apresentam texturas em alta definição, embora sejam bem modelados em 3D, e os cenários são bastante repetitivos em alguns circuitos.

Para os aficionados pela categoria automobilística, jogar com a visão dentro do cockpit, podendo visualizar todos os elementos do volante e o que o piloto enxerga na corrida. Os outros ângulos de câmera, principalmente o que segue o veículo por trás, são melhores para jogadores menos experientes.

O game apresenta quatro estilos de controle. Jogando apenas com o Wii Remote, o jogador deve virar o controle para os lados para fazer as curvas. Não há muita precisão neste modo, mas ele é indicado para os gamers novatos no gênero de corrida, que poderão usar todos os recursos de “ajuda no volante” que o game oferece para conseguir vencer as corridas. Caso desejar, é possível usar os “Driving aids”, que auxiliam com a frenagem e com a aceleração do veículo nas curvas, por exemplo.

Gamers mais experientes usarão a extensão Nunchuk, o Classic Controller ou um volante apropriado, permitindo melhor controle dos veículos e mais precisão nas ultrapassagens. Quando chove, por exemplo, estes controles dão mais chances para o piloto virtual completar sem nenhuma colisão com o adversário.

Um campeonato inteiro

O destaque de “F1 2009” é a completa simulação da temporada deste ano da categoria. Todos os Grandes Prêmios, desde Melbourne até o novo circuito de Yas Marina, em Abu Dhabi. Em cada prova, os jogadores podem participar da sessão de treinos de sexta-feira, da qualificação do sábado até a corrida propriamente dita de domingo.

Passar por todos esses momentos pode não agradar a todos os jogadores. Para quem quer apenas se divertir, participando de algumas corridas, essa reprodução fiel pode ser chata e desgastante. O game permite, no entanto, pular essas fases e ir direto para a corrida em si. Com todos os elementos de simulação “ligados”, os jogadores enfrentarão desde desgaste de pneus até chuvas durante a prova.

É possível jogar com um amigo, dividindo a tela, mas o modo on-line ficou de fora nesta versão.

Os fãs terão que aguardar até o final do ano que vêm para ter em mãos um jogo que faça justiça à categoria automobilística. O próximo game da franquia, “F1 2010”, será lançado para o PlayStation 3, Xbox 360 e PC no final do ano que vem e usará o poder gráfico destas plataformas.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.