Visita presidencial

Lula destaca avanços do governo em visita

Presidente esteve em São Luís, nesta quinta-feira (10), para a entrega dos apartamentos do PAC Rio Anil.

Maurício Araya/Imirante

Atualizada em 27/03/2022 às 13h03

SÃO LUÍS – Com uma hora de atraso, o avião presidencial tocou a pista do aeroporto Marechal Hugo da Cunha Machado, trazendo com ele o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e sua comitiva, para o lançamento de obras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) no Rio Anil e solenidade do programa “Minha Casa,Minha Vida”. Acompanharam o presidente na visita a São Luís, nesta quinta-feira (10), a ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff; o ministro de Cidades, Márcio Fortes; e o ministro de Minas e Energia, Edison Lobão; além de deputados federais e senadores. Antes da chegada do presidente à capital maranhense, o prefeito de São Luís, João Castelo, chegou ao aeroporto para receber a comitiva. Ele afirmou, em entrevista à Imprensa, que a prefeitura municipal já apresentou vários projetos do Ministério das Cidades.

- São projetos nas áreas de drenagem e saneamento. São projetos importantíssimos. A prefeitura primou por apresentar projetos bem feitos e em tempo hábil.

Ainda, segundo o prefeito, já foram aprovadas áreas importantes para o início da construção de 6.064 unidades habitacionais pelo programa “Minha Casa, Minha Vida”.

Logo em seguida, pouco antes das 10h, foi a vez da governadora do Estado, Roseana Sarney, chegar ao aeroporto da capital. Ela afirmou, em rápida entrevista à Imprensa, que as obras do PAC no Maranhão estão bem aceleradas.

- Nós tivemos alguns probleminhas no começo, mas depois deslanchou. Já estamos na fase de entrega e conclusão de apartamentos. A área de infraestrutura também já está andando. Já está tudo bem encaminhado.

Chegada do presidente a São Luís. Foto: Maurício Araya.

Na entrada do aeroporto, um pequeno protesto de pessoas que pediam moradias ao presidente, que nem chegou a ver a manifestação. Após uma entrevista à rádio Mirante AM e a uma outra emissora da capital, a comitiva presidencial seguiu para o bairro Camboa, para fazer a entrega dos apartamentos construídos pelo PAC Rio Anil. O presidente foi ovacionado por milhares de pessoas que o aguardavam. Em discurso, Lula destacou que, em janeiro, vão começar as obras da Refinaria Premium, no município de Bacabeira.

- Nós resolvemos fazer com que o Brasil crescesse no Norte e Nordeste. E por isso é que vocês vão vera hora que começar a terraplanagem da Refinaria da Petrobras, a quantidade de máquinas e trabalhadores trabalhando aqui no Maranhão.

Cerimônia de entrega dos apartamentos do PAC Rio Anil. Foto: Maurício Araya.

No PAC Rio Anil, já foram investidos R$ 9 milhões, sendo que 288 famílias que viviam em palafitas foram beneficiadas e transferidas para 18 blocos de unidades habitacionais. Além das habitações, a área da Camboa será completamente revitalizada.

”Minha Casa, Minha Vida”

Cumprindo a agenda de visita a São Luís, a comitiva presidencial seguiu para a solenidade do “Minha Casa, Minha Vida”, no Centro de Convenções Governador Pedro Neiva de Santana, no bairro Cohafuma. Na solenidade, o ministro de Cidades, Márcio Fortes, afirmou que, em 2010, vem uma nova etapa do PAC.

A ministra Dilma Rousseff destacou que os programas do governo federal, como o PAC e o “Minha Casa, Minha Vida”, só foram possíveis com a parceria do governo com os Estados e municípios. “Juntos nós conseguimos resolver levar para frente o nosso país”, declarou a ministra. Na solenidade, foram assinados os contratos para a construção de unidades habitacionais do programa.

Além dos programas sociais, Lula destacou os investimentos do governo em áreas como saneamento básico.

- As pessoas estão percebendo que, ao invés de colocar uma placa em uma ponte homenageando um parente, é muito melhor a gente colocar uma fotografia de uma criança bebendo uma água decente, porque significa que a gente está tratando da saúde daquela pessoa.

Lula destacou, também, que foi o presidente que mais construiu universidades, mesmo sendo uma pessoa com, apenas, diploma de curso técnico. “Eu acho que o grande papel do governante é fazer para o seu povo mais do que ele recebeu em uma votação”, afirmou.

Expansão da Refinaria de Alumina

Durante a tarde, a comitiva seguiu para o último compromisso na visita a São Luís, a inauguração da Expansão da Refinaria de Alumina do complexo Alumar. Na expansão, foram investidos R$ 5,1 bilhões pelo consórcio que administra a Alumar para elevar a capacidade de 1,5 para 3,5 milhões de toneladas de alumina. Segundo o diretor da Alumar, Nilson Ferraz, essa é a maior expansão de um empreendimento deste setor no mundo.

Cerimônia de inauguração da Refinaria de Alumina. Foto: Secom/Prefeitura de São Luís.

Em seu discurso, o diretor afirmou que esta ampliação demonstra o acerto da política econômica do governo Lula, uma vez que, em meio a uma crise econômica que afetou vários países, os investimentos para expansão deste projeto no Maranhão não estagnaram.

Na solenidade, Nilson Ferraz entregou ao presidente a escultura de um ipê em alumínio, simbolizando a expansão da Refinaria e em alusão ao pé de ipê plantado na instalação da Alumar no Maranhão.

Imprensa

Durante toda a visita e em solenidades em que participou, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva evitou conversa com a Imprensa, salvo na entrevista que concedeu a duas emissoras de rádio ao chegar à capital maranhense. Após a visita a São Luís, Lula embarcou para Lima, capital do Peru, para um jantar oferecido pelo presidente peruano Alan Garcia.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.