Amazônia

Pesquisadores e ONGs comemoram queda recorde no ritmo do desmatamento

G1

Atualizada em 27/03/2022 às 13h05

SÃO PAULO - Ongs e pesquisadores comemoram a redução drástica no ritmo de desmatamento da Amazônia divulgada nesta quinta-feira (12), mas não deixam de cobrar mais ações do governo, em especial uma meta de redução de emissões de gases estufa. Confira abaixo a opinião dos maiores especialistas da área:

“A opinião pública brasileira é sócia da queda no desmatamento. Quando o governo cumpre a lei, o desmatamento cai.”

Paulo Adário, coordenador da Campanha de Amazônia do Greenpeace

“Há duas causas: o reforço do controle e a crise econômica, que acabou reduzindo os financiamentos e mexeu com os preços de produtos agrícolas.”

Paulo Barreto, pesquisador do Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia (Imazon)

“O importante é que isso dá confiança ao governo para assumir uma meta em Copenhagen para emissões [de gases de efeito estufa]. O governo consegue controlar o desmatamento se isso for uma prioridade nacional.”

Philip Fearnside, pesquisador do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia

“A consolidação de uma tendência de queda na taxa de desmatamento abre a maior oportunidade em um pais em desenvolvimento para fazer uma revolução em prol de uma economia mais sustentável. Isso demonstra que é possível estabelecer medidas de redução de emissões sem perder a possibilidade de crescimento econômico.”

Paulo Moutinho, Coordenador de Pesquisa do Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia (Ipam).

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.