Sorriso Legal

TRT realiza mais uma ação do Projeto Sorriso Legal

Imirante

Atualizada em 27/03/2022 às 13h25

SÃO LUÍS - Alunos da Unidade de Educação Básica Rosário Nina, localizada no Bairro de Fátima, receberam a visita da equipe do Serviço de Saúde do Tribunal Regional do Maranhão para a realização de mais uma etapa do Projeto Sorriso Legal. A visita ocorreu na semana passada. Dessa vez, 609 crianças e adolescentes participaram das explicações sobre os cuidados com os dentes. Cada estudante fez o bochecho floretado (técnica utilizada para proteger o esmalte dos dentes contra a ação de bactérias) e recebeu um fio dental.

A UEB Rosário Nina, nos mês de maio, já havia recebido as atividades do Projeto Sorriso Legal. Na ocasião, os alunos receberam aplicação de flúor e um kit de higiene bucal, que continha creme e escova dentais. Os pais dos estudantes também participaram de uma palestra explicativa ministrada pela odontóloga e responsável pelo projeto, Teresa Cristina Gondim.

De acordo com a ondontóloga, “é necessário que os pais participem com seus filhos de um projeto como esse. O Sorriso Legal tem a função de conscientizar os jovens e os adultos dos benefícios que uma higienização correta vai trazer para toda a vida”.

O Projeto Sorriso Legal, desenvolvido pelo TRT, vem ganhando, a cada dia, mais adeptos e admiradores, como é o caso da diretora da UEB Rosário Nina, Soraya Pinheiro. “O projeto é fundamental para nossos alunos. Ele consegue resgatar as práticas de escovação e, por isso, abracei o projeto porque as crianças aprendem a maneira correta de fazer a higiene bucal”, afirma a diretora.

Quando a equipe do TRT retornou à escola nesta quarta e quinta-feira, pôde observar que as dicas sobre os cuidados com os dentes estavam sendo seguidos à risca pelos alunos. Foi o que revelou a professora Monice de Lys Moreira. Segundo a educadora, que estava visivelmente muito feliz com os resultados do Sorriso Legal em sua sala de aula, os alunos mudaram seus hábitos com relação à escovação. “Após a primeira visita do TRT, a higiene bucal já faz parte da rotina dos garotos. Agora, eles terminam de lanchar e vão direto ao banheiro escovar os dentes. O projeto mudou o hábito das crianças para melhor”, disse Monice Moreira.

O Projeto Sorriso Legal integra o Programa Mais Cidadania, um dos cinco eixos estratégicos do Plano de Gestão TRT-MA para o biênio 2007/2009. O programa reúne projetos e ações que contribuem para promover a cidadania e os direitos sociais no Maranhão. Desde a implantação do projeto, no ano passado, até agora, já foram atendidas mais de 2300 crianças, pais de alunos e professores, com palestras sobre saúde bucal, além da aplicação de flúor e distribuição de kits para os estudantes.

As informações são da Assessoria de Comunicação do Tribunal Regional do Trabalho do Maranhão.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.