Mantega mantém previsão de 4% para crescimento do PIB

Agência Brasil

Atualizada em 27/03/2022 às 14h15

BRASÍLIA - Apesar de o Banco Central ter reduzido a projeção de crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) deste ano de 4% para 3,5%, o ministro da Fazenda, Guido Mantega, disse hoje (28) que mantém em 4% a sua previsão.

Para ele, o resultado do terceiro trimestre será melhor do que os dois anteriores, que serviram de base para a reestimativa do BC. "Talvez o Banco Central tenha sido um pouco prudente na sua projeção, e é natural que o Banco Central seja um pouco mais conservador. Isso aparece em várias projeções que ele faz", afirmou Mantega.

O ministro justificou seu otimismo com os dados de investimento. “Estamos com investimento robusto, o que me faz crer que a economia está acelerada neste semestre”, disse ele, referindo-se à projeção de que os investimentos ficarão em torno de 7% do PIB.

Mantega também comentou que os dados do Banco Central demonstram que há espaço para redução dos juros. “Estamos com IPCA [Índice de Preços ao Consumidor Amplo] abaixo da meta de inflação, o que deixa espaço para redução e crescimento menor do que aquele que o próprio Banco Central projetava”.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.