Ponte nova sobre o Estreito deve ser entregue em junho

Estrutura, que está sendo construída será utilizada só pelos veículos que sairão da capital.

O Estado do Maranhão

Atualizada em 27/03/2022 às 14h22

SÃO LUÍS - A nova ponte sobre o Estreito dos Mosquitos, na Estiva, que não tem nome definido ainda, deverá ser liberada para o tráfego até o fim do mês de junho. A liberação nesta data dependerá do ritmo dos trabalhos, uma vez que o período chuvoso compromete o andamento da obra. A pintura da estrutura já foi concluída.

De acordo com o coordenador do Departamento Nacional de Infra-Estrutura de Transporte (DNIT), Leônidas Caldas, a nova ponte, que mede 454 metros de extensão, contribuirá para a melhoria do tráfego naquela área, já que o fluxo de veículos será reordenado. Ele disse que o acesso à Ilha será feito somente pela ponte Marcelino Machado, que tem 456 metros de extensão. Para sair da cidade, os veículos só poderão usar a nova ponte. Os trabalhos, nesta segunda etapa, estão sendo comandados pela construtora Art Leste.

“Com isso, desafogaremos o tráfego naquele trecho, embora não tenhamos muitos problemas naquela área. Estamos fazendo o possível para concluir logo os trabalhos, mas, infelizmente, há o problema das chuvas, que comprometem um pouco o andamento da obra”, disse Caldas.

Segundo ele, há um projeto tramitando na Câmara Federal, de autoria do deputado Pedro Fernandes, que solicita que a nova ponte seja batizada em homenagem ao ex-governador Ivar Saldanha. O coordenador informou ainda que a obra está orçada em torno de R$ 15 milhões.

A conclusão da estrutura está sendo aguardada com expectativa por motoristas. É o caso do autônomo Benício Jafar Neto, que sempre viaja para Presidente Dutra. “Já era hora de se construir uma nova ponte, pois o estado está crescendo e o volume de veículos também. Já tivemos muitos prejuízos com os problemas na Marcelino Machado e agora precisamos de recompensa”, disse Neto.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.