Criança que come em casa tem menos risco cardiovascular

Globo Online

Atualizada em 27/03/2022 às 14h33

DALLAS - Crianças que frequentemente comem fora têm resultados piores em testes que medem o risco de doenças cardiovasculares, em comparação àquelas que costumam fazer todas as refeições em casa, segundo afirmaram pesquisadores, nesta segunda-feira, durante o encontro científico de 2005 da American Heart Association.

- Culturalmente, estimulamos a prática de atividade física e alimentação saudável, mas preferimos a conveniência dos alimentos semiprontos porque temos pouco tempo - comentou a autora do estudo, Karen Olson, diretora executiva da Fundação de Educação e Pesquisa Cardiovascular, em Wausau.

O estudo envolveu 759 participantes, mas apenas 621 completaram a dieta e o programa de exercícios prescritos. Os pesquisadores examinaram os participantes restantes para identificar a relação entre o desenvolvimento de fatores de risco de doença cardiovascular e o hábito de comer em restaurantes.

Vinte por cento (126) dos estudantes disseram que comiam fora no mínimo quatro vezes por semana - sem incluir os lanches feitos na escola. Em comparação com os 495 estudantes que comiam fora menos de quatro vezes por semana, o primeiro grupo apresentou os seguintes resultados: pressão alta, níveis mais baixos do bom colesterol, o HDL, partículas de LDL (o colesterol ruim) de tamanho menor, um indicador de maior risco de aterosclerose e sensibilidade mais baixa à insulina, um sinal precoce de desenvolvimento de diabetes tipo 2.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.