De onde Carlos Lombardi tirou o nome "Kubanacan"? Saiba aqui

Elizabete Antunes - O Globo

Atualizada em 27/03/2022 às 15h20

A pergunta que não quer calar é: por que a nova novela das 19h se chama “Kubanacan”? Tudo bem que o autor, Carlos Lombardi, já explicou que o título dá nome a um país fictício, situado no Caribe, e que qualquer relação com a ilha de Fidel Castro estará equivocada. Mas por que Kubanacan? Por causa da música, cantada por Ney Matogrosso, é a resposta.

— Essa canção dos anos 40 ( “Coubanakan”, de Moises Simon e Sauvat-Chanfleury ) é linda. Diz em sua letra que Cubanakan (a música, não o nome da novela) é um misterioso país do amor, e isso tem tudo a ver com a minha história — diz o autor. — Esse nome soa bem, é forte. E sou craque em batizar novelas, veja “Uga uga”.

Ney Matogrosso achava que a música estava esquecida pelas pessoas. Enganou-se. E ficou feliz com a escolha da canção (original, gravada por ele em 1975, em seu primeiro disco solo) para a abertura do novo folhetim da Globo.

— Essa música foi um grande sucesso no mundo todo. Numa época em que se tocava música latina. Hoje só se toca essa pobreza de música americana — critica o cantor.

Em turnê com o show “Ney Matogrosso interpreta Cartola”, ele já começa a receber pedidos do público que quer ouvir o tema de abertura de “Kubanacan”, que estreou no último dia 5. Mas avisa:

— Não vou cantar, não cabe no espetáculo, não ficaria bom. Cartola é outra onda.

Já na trama, segundo Ney Matogrosso, a música sofrerá algumas modificações:

— O Wolf Maya ( diretor ) vai pôr mais percussão e instrumentos de sopro.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.