Os quatro governadores mais jovens que o Brasil já teve em sua história, eleitos pelo voto direto, concorrem nas eleições deste ano a um novo mandato.
Três deles, tentam novamente se eleger governador em seu Estado, enquanto o outro disputa o pleito para presidente.
Gilberto Mestrinho (PMDB), que em 1959 assumiu pela primeira o governo do Amazonas, aos 31 anos, tornando-se o mais jovem governador do país, busca novamente governar o Estado.
No entanto, segundo pesquisa intenções de voto do Ibope, Mestrinho tem poucas chances de eleger-se para um quarto mandato no Amazonas. Além de 1959-63, ele governou o Estado nos períodos de 1983-87 e 1991-95.
No levantamento do instituto realizado entre 12 e 15 de setembro, com 800 eleitores de 23 cidades do Estado, Mestrinho (PMDB) tem apenas 18% nas intenções de voto, contra 57% de Eduardo Braga (PPS).
Depois do político amazonense, Ciro Gomes foi o segundo mais jovem governador do país, em 1991, aos 33 anos, quando assumiu o Ceará. Neste ano, Ciro concorre pelo PPS ao Palácio do Planalto.
No entanto a última pesquisa do Datafolha, divulgada no último sábado, mostra que o presidenciável da Frente de Popular está na quarta colocação, com 11% das intenções de voto, contra 45% de Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
Quem têm mais chances de se eleger são Espiridião Amin (PPB) e Marconi Pirillo (PSDB). Ambos conseguiram primeiro mandato quando tinham 35 anos. Amin, em 1982, por Santa Catarina, e Perillo, em 1998, por Goiás.
Após comandar o Estado sulista de 1983-1987, Amin voltou a ganhar disputa estadual em 98 e, neste ano, concorre à reeleição. O mesmo ocorre com Perillo, que tenta seu segundo mandato consecutivo em Goiás.
Os dois lideram a disputa local, segundo o Ibope. Em Santa Catarina, Amin tem 41% nas intenções de voto, contra 25% de Luiz Henrique da Silveira (PMDB). Em Goiás, Perillo lidera com 58%, contra 25% de Maguito Vilela (PMDB).
Saiba Mais
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.