Evento

Colóquio sobre religiões destacará os 500 anos da Reforma Protestante

O colóquio reunirá pesquisas atuais em curso no campo das religiões e das religiosidades.

Na Mira, com informações da UFMA

Atualizada em 27/03/2022 às 11h22
O evento é uma realização do Programa de Pós-Graduação em História.
O evento é uma realização do Programa de Pós-Graduação em História. (Foto: De Jesus/O Estado)

SÃO LUÍS – No dia 31 de outubro de 2017 comemora-se 500 anos da Reforma Protestante. Em comemoração à data, ocorrerá entre os dias 3 e 5 de outubro, no Centro de Ciências Humanas (CCH), da Universidade Federal do Maranhão, o VII Colóquio Religiões e Religiosidades, com o tema “Reforma Protestante 500 anos: (In) tolerâncias, sujeitos e direitos humanos”.

O objetivo é compartilhar com a comunidade acadêmica as diferentes abordagens e os possíveis enfoques teórico-metodológicos, sempre em construção, tomando as práticas religiosas situadas no tempo e no espaço. “Os 500 anos da Reforma Protestante proporcionam perspectivas de debate para os pesquisadores da História e das Ciências Sociais no Brasil e no Maranhão, em diálogo com outros saberes e vivências constituídos”, declarou Haroldo Machado, membro da comissão organizadora.

O colóquio reunirá pesquisas atuais em curso no campo das religiões e das religiosidades no âmbito da UFMA e fora dela. Além disso, discutirá os sentidos (históricos, sociológicos, teológicos etc.) destes cinco séculos da Reforma Protestante e as implicações para o contexto político e religioso atual marcado por intolerâncias e ameaças aos direitos humanos.

Em sua sétima edição, o Colóquio terá como conferencista o professor Zwinglio Mota Dias, doutor do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Religião (UFJF). As inscrições podem ser feitas pelo site do evento até o dia 3 de outubro para ouvintes e 22 de setembro para comunicação oral. O valor da taxa é de R$20 e R$30 respectivamente. O candidato deve estar atento às normas de submissão e aos eixos temáticos.

O evento é uma realização do Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Federal do Maranhão e grupo de pesquisa História, Religião e Cultura Material com apoio do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais da UFMA.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.