Saúde mental

Transtorno Bipolar: especialista esclarece dúvidas sobre a doença

Marcelo Costa, especialista em saúde mental, comenta importância do tratamento.

Ingrid García / Na Mira

Atualizada em 27/03/2022 às 11h22

SÃO LUÍS - O Transtorno Afetivo Bipolar, mais conhecido como Transtorno Bipolar ou Bipolaridade, é um distúrbio associado a alterações de humor que vão da depressão a episódios de obsessão. A doença não tem cura e necessita de um diagnóstico e tratamento médico, geralmente feito por um psicólogo, psiquiatra ou especialista em saúde mental.

Se não tratada, a doença pode causar episódios maníacos que incluem sintomas como euforia, dificuldade para dormir e perda de contato com a realidade. Já os episódios depressivos são caracterizados por falta de energia e motivação, além de perda de interesse nas atividades cotidianas.

Os episódios de alteração de humor podem durar dias ou meses e também podem estar associados a pensamentos suicidas. Conversamos com um especialista que fala sobre a relação da doença com o suicídio e esclarece dúvidas sobre o tratamento e diagnóstico do Transtorno Bipolar.

Veja:

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.