Ate & Cultura

Exposição "Recortes de São Luís" entra em cartaz na cidade

A exposição “Laboratório” está em cartaz no Espaço de Arte Márcia Sandes, na Procuradoria Geral de Justiça.

Na Mira

Atualizada em 27/03/2022 às 11h24
Constituída de 15 telas, a mostra é de autoria do maranhense Víctor Rego.
Constituída de 15 telas, a mostra é de autoria do maranhense Víctor Rego. (Foto: Reprodução)

SÃO LUÍS – Já está em cartaz, em São Luís, a exposição "Recortes de São Luís", do artista plástico Víctor Rego. O artista conta que, na produção do seu trabalho, adota a técnica acrílica sobre tela. Nas telas, estão presentes diversas peculiaridades da capital maranhense e locais como a Rua do Giz, os comerciantes da Praia Grande e a diversidade da natureza da Ilha, como buritizais, bananais, além do bairro da Camboa com seu porto e palafitas.

“Essa exposição reflete vários momentos de minha vida, com quadros recentes e antigos, remetendo a minha juventude. Em especial a tela “A bicicleta de Eremita Rego e a minha”, que retrata minha infância no interior do Piauí, onde uma tia me ensinou a andar de bicicleta”, relembra.

“A bicicleta de Eremita Rego e a minha” é um dos trabalhos em forma de díptico, um conceito que apresenta dois quadros em um. O artista plástico explica que em específico, ele trabalha duas possibilidades, com a junção da bicicleta esportiva (a dele) e se houver a junção dos extremos dos dois quadros tem-se a visão da bicicleta da tia do artista.

Víctor Rego nasceu em São Luís, mas vivenciou parte de sua infância no Piauí. Foi ainda na adolescência que ele descobriu a habilidade de pintar. Autodidata, não tem formação em pintura, tampouco em artes plásticas. Surgiu daí o nome da exposição. “O título nasceu desse processo de criação e aprimoramento da minha técnica, que eu considero um laboratório. Eu comecei cedo, sem compromisso, apenas pelo prazer de pintar. Estou aprendendo comigo mesmo, com o resultado do meu trabalho”, narra.

Há também, no trabalho de Víctor Rego, uma preocupação em trazer à tona a preservação do meio ambiente. Uma das telas, “Manguezal na Lagoa da Jansen”, mostra o descuido com a natureza, com as referências da poluição e do lixo. “Arte não é só beleza, é transmitir também uma mensagem, permitir que as pessoas façam esta leitura”, disse o artista.

Outras telas chamam atenção pela multiplicidade de cores, com cenários populares de São Luís, como a ponte do São Francisco, a rua do Giz, Praia Grande e as ruínas da matriz de Alcântara.

A mostra no Espaço de Artes Márcia Sandes estará aberta ao público até o dia 28 de abril.

#SERVIÇO

Exposição Laboratório – de Víctor Rego

Período: até 28 de abril

Local: Espaço de Artes Márcia Sandes (Procuradoria Geral de Justiça – Calhau)

Aberta ao público

Exposição "Recortes de São Luís" entrou em cartaz na cidade

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.