Crítica Na Mira

Saiba por que você precisa ver a série Mr. Robot

Conheça a série que vai dar um "bug" na sua mente, mas que você vai adorar.

Ingrid García / Na Mira

Atualizada em 27/03/2022 às 11h25
Elliot Alderson é um engenheiro de cibersegurança e hacker que sofre de transtorno de ansiedade social e depressão clínica. Foto: Reprodução
Elliot Alderson é um engenheiro de cibersegurança e hacker que sofre de transtorno de ansiedade social e depressão clínica. Foto: Reprodução

SÃO LUÍS - Mr. Robot é uma série profunda, cheia de reflexões e é preciso ver com atenção para conseguir compreender o Elliot. A série é puramente crítica ao capitalismo e o personagem principal mostra, em sua própria realidade, como a sociedade pode nos mutilar. Uma mistura perfeita de drama e thriller psicológico com o toque da cultura cyberpunk.

Um dos diálogos mais interessantes da temporada, acontece durante uma consulta do Elliot com sua psicóloga, quando ela o pergunta: "o que, na sociedade, te decepciona tanto?".

Viciado em morfina, isolado do mundo e dos relacionamentos, a única intimidade que Elliot tem acesso em seu contato com as pessoas ao redor é por meio do computador. Lá ninguém está a salvo dele, nem de seus vírus poderosos capazes de hacker de sua psicóloga à empresa onde trabalha, mas que ele usa principalmente para entregar criminosos à polícia.

Elliot esconde seus sentimentos e emoções para que as pessoas não descubram suas habilidades. Foto: Reprodução
Elliot esconde seus sentimentos e emoções para que as pessoas não descubram suas habilidades. Foto: Reprodução

O primeiro ponto em questão e primeira crítica colocada para nós (logo de cara) no início da série é a contradição do hacker, que ganha a vida trabalhando numa empresa de segurança online (Allsafe), porque o capitalismo obriga.

A principal “vilã” da série é a Evil Corp (proposital né), uma gigante multinacional que parece estar presente em tudo. Cheia de mentes ambiciosas disputando os principais cargos, a empresa também é a principal cliente da Allsafe.

É daí que também vem o primeiro problema do personagem, quando ele tem a oportunidade de hackear a empresa que causou a morte de seu pai (por câncer), mas vive o dilema de “fazer ou não a coisa certa”, já que precisaria usar a empresa onde trabalha para conseguir o feito.

“A coisa certa” é algo bem questionável na vida de Elliot, que usa seus “poderes hacker” para mostrar ao mundo o que as pessoas escondem, o que as empresas escondem, mesmo que para isso tenha que acessar suas intimidades (ou destruir alguns servidores).

Afinal, quem é o Mr. Robot?
Afinal, quem é o Mr. Robot?

Mr. Robot é uma série que tem um “Q” de Clube da Luta e um Plot Twist que vai bagunçar a sua cabeça e fazer você voltar a primeira temporada inteira e rever tudo que aconteceu só pra pegar cada detalhe e perceber que todas as respostas estavam na sua frente o tempo todo.

A quebra da quarta parede também é um elemento presente na série. O Elliot conversa com o telespectador como se fosse um narrador observador e nos coloca como cúmplices de suas ações.
.

Sobre a série

Criada e dirigida por Sam Esmail, Mr. Robot começou a ser exibida na emissora USA Network em 24 de junho de 2015 e foi aclamada pela crítica. Vivido por Rami Malek, o Elliot rendeu vários prêmios, incluindo Globo de Ouro, de melhor série dramática, e seis indicações ao Emmy.

A série tem 10 episódios na primeira temporada, 12 episódios na segunda e foi renovada para a terceira temporada. Cada episódio tem uma duração média de 45 minutos. O elenco conta com Rami Malek, Carly Chaikin, Portia Doubleday, Martin Wallström, Christian Slater.

Depois de tudo isso você ainda tem dúvidas se vai assistir Mr. Robot?

Aperta o play no Elliot e “F*ck Society”

A misteriosa fsociety e as pistas que levaram Elliot até ela é algo que você precisa desvendar sozinho.

Att,

_fsociety_

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.