Melhor Ator

Ator maranhense vence prêmio no Festival de Cinema de Gramado

Breno Nina é destaque no longa <i>O Último Cine Drive-in</i>.

Gustavo Sampaio/Na Mira

Atualizada em 27/03/2022 às 11h40
(Divulgação)

SÃO LUÍS - E deu vitória maranhense na 43º edição do Festival de Cinema de Gramado, encerrado nesse sábado (15). O ator ludovicense Breno Nina venceu na categoria de Melhor Ator, por sua atuação no longa-metragem brasileiro O Último Cine Drive-in, dirigido por Iberê Carvalho.

A produção foi a grande vencedora do Festival Internacional de Cinema de Punta del Leste, no Uruguai, com três prêmios - a premiação da 18ª edição do festival ocorreu em março deste ano. Na ocasião, o filme foi premiado como Melhor Filme, Melhor Filme na escolha do Júri Jovem do festival e Melhor Ator para o maranhense Breno Nina - na ocasião, emocionado, o ator dedicou o prêmio a São Luís.

A premiada produção entra em cartaz nos cinemas de São Luís a partir desta quinta-feira (20). Além do destaque no longa, Breno Nina já foi destaque em novelas globais, como Cheias de Charme (como segurança da personagem Chayenne) e em Alto Astral (em uma rápida participação).

O maranhense começou no teatro aos 13 anos, em São Luís. Ele mudou-se para Brasília para estudar Publicidade e Propaganda, sem deixar de ter contato com grupos de teatro. Atualmente, o ator tem 27 anos.

O Último Cine Drive-in

Além de ter sido premiado na categoria de Melhor Ator, o longa O Último Cine Drive-in foi premiado, ainda, em outras três categorias: Melhor Atriz Coadjuvante, para Fernanda Rocha; Melhor Direção de Arte, para Maíra Carvalho; e premiado na categoria Júri da Crítica – Longa Brasileiro.

No filme, Breno Nina vive o jovem Marlombrando, que se vê obrigado a voltar à Brasília, sua cidade de natal, devido a doença de sua mãe, Fátima, vivida por Rita Assemany. Lá, ele vai reencontrar seu pai, Almeida, interpretado por Othon Bastos, dono do Cine Drive-in, há 37 anos. Ele insiste em manter vivo o cinema, mesmo não atraindo mais espectadores como na década de 70.

Para isso, conta com a ajuda de apenas dois funcionários: Paula (Fernanda Rocha), que cuida da projeção e da lanchonete; e José (Chico Sant'anna), um velho amigo de Almeida, que ajuda a vender ingressos no caixa e da limpeza do local. Com a ameaça de demolição do Cine Drive-in e o agravamento da doença de Fátima, pai e filho vão ter que se unir e tentar reviver o passado.

Outro representante

Além de Breno Nina, quem, também, representou o Estado no evento foi a produção maranhense Macapá, dirigida pelo cineasta Marcos Ponts, indicada na categoria de Melhor Curta-Metragem.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.