Exibições

Mostra Cinema pela Verdade estreia no dia 24, em SL

Entre os longas, <i>Em Busca de Iara</i>, do diretor Flávio Frederico.

Divulgação/ UFMA

Atualizada em 27/03/2022 às 11h45
<i>Em Busca de Iara</i>, do diretor Flávio Frederico.
<i>Em Busca de Iara</i>, do diretor Flávio Frederico. (Divulgação)

SÃO LUÍS - Em 2015, o Brasil comemora 30 anos de volta à democracia, mas as marcas de 20 anos de ditadura civil-militar não devem ficar esquecidas. Com o objetivo de debater esse período marcante da história do País, a Mostra Cinema pela Verdade exibe gratuitamente quatro documentários sobre o tema em universidades dos 27 Estados brasileiros. A capital maranhense dá a largada para a quarta edição do projeto com a exibição do filme Democracia em Preto e Branco, do diretor Pedro Asbeg. A sessão será dia 24, às 16h, no auditório Mário Meireles, localizado no prédio de Ciências Humanas da Universidade Federal do Maranhão. Com a presença de Adriana Facina, professora do Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social/Museu Nacional/UFRJ e Coordenadora Pedagógica do Cinema Pela Verdade.

Além desse, os outros três filmes selecionados foram: Em busca de Iara, de Flávio Frederico; Osvaldão, de Vandré Fernandes, Ana Petta, Fábio Bardella e André Lorenz Micheles; e 500 – Os bebês roubados pela Ditadura Argentina, de Alexandre Valenti.

Após as sessões, serão promovidos debates com acadêmicos, pesquisadores, ex-presos políticos, pessoas ligadas a movimentos sociais, culturais e de direitos humanos, além de participações especiais de diretores ou da equipe de produção dos filmes exibidos. Toda a programação é gratuita e aberta ao público.

O pontapé para essa quarta edição ocorreu no início de março, com a capacitação de 27 universitários para atuarem como agentes mobilizadores em cada um dos Estados do País. Eles serão os responsáveis por produzir e promover o projeto nas cidades onde estudam. Durante o encontro em um hotel fazenda em Paulo de Frontin, no interior do Rio de Janeiro, os jovens assistiram aos quatro filmes selecionados para o projeto, participaram de debates com os diretores, de palestras com membros da Comissão de Anistia, e de dinâmicas promovidas por pedagogos e professores de teatro. Em São Luís, a agente mobilizadora é a estudante de Jornalismo da Universidade Federal do Maranhão, Ingrid Cutrim.

Nas três edições anteriores, a Mostra Cinema pela Verdade atingiu um público de 54.728 pessoas. Foram 12 filmes exibidos em 623 sessões nas 27 unidades federativas. Ao todo, 1.124 debatedores participaram em 605 debates realizados.

Promovido pelo Instituto Cultura em Movimento (ICEM), com patrocínio do BNDES e apoio da Comissão da Anistia do Ministério da Justiça, o Cinema Pela Verdade tem como objetivo fomentar a discussão em torno da Ditadura Civil-Militar, permitindo que toda a sociedade conheça o passado e dele extraia lições para o futuro.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.