Carnaval 2015

Universo dos Blocos Tradicionais

O <b>Imirante.com</b> conta a história e mostra como se organizam as agremiações.

Heider Matos e Neto Cordeiro/Imirante.com

Atualizada em 27/03/2022 às 11h46

 Jornalista e pesquisadora Conceição Caldas
Jornalista e pesquisadora Conceição Caldas

A jornalista e pesquisadora Conceição Caldas já esteve envolvida na dinâmica dos Blocos Tradicionais e produziu um trabalho durante a especialização em Jornalismo Cultural intitulado "Uma Etnografia Interpretativa dos Blocos Tradicionais de São Luís". O estudo acerca das relações internas e externas no contexto desta manifestação cultural. Ela conversou com a reportagem do Imirante.com sobre a história destes blocos. No começo, a brincadeira era, apenas, de homens e ocorria no Centro de São Luís. Com o tempo, os blocos foram abrindo espaço para mulheres e crianças, além de se espalhar por outros cantos da cidade. Ouça trecho da entrevista:

 Ator e figurinista Jurandir Pereira Júnior
Ator e figurinista Jurandir Pereira Júnior

Para falar sobre o aspecto visual dos Blocos Tradicionais, o Imirante.com ouviu o ator e figurinista Jurandir Pereira Júnior. Com formação em Teatro, ele integra, desde o ano passado, o corpo de jurados que avalia o desfile dos Blocos Tradicionais na Passarela do Samba. Entre os elementos a serem observados, segundo ele, estão a concepção da fantasia, criatividade, impacto visual na Passarela e uniformidade. Ouça a entrevista abaixo:


Além dos Blocos Tradicionais, existem outros blocos que, também, embalam os corredores de folia. Entre eles, os Blocos Afros, que surgiram em meio aos movimentos de luta e resistência da cultura negra. Os Blocos Organizados, por sua vez, caracterizam-se pelo uso de abadás e bateria com evoluação, que garante ritmo acelerado. Já os Blocos Alternativos se organizam de forma espontânea, utilizando instrumentos de sopro e com direito a trio elétrico.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.