Meninice

Fantasia e alegria: universo infantil é tema de exposição

A exposição "Meninice" está em cartaz na Galeria de Arte do Sesc.

Gustavo Sampaio/ Na Mira

Atualizada em 27/03/2022 às 11h52
 Exposição
Exposição "Meninice" exibe 14 fotografias da artista Suzana Melo/ Fotos: Gustavo Sampaio/Na Mira

SÃO LUÍS - A beleza. A fantasia. A inocência. A ingenuidade. Estes foram alguns pontos buscados pela artista Suzana Melo nas 14 fotos que estão sendo exibidas na exposição "Meninice", na Galeria de Arte do Sesc, desde o último dia 9 - e segue até o dia 25 de julho. Os registros, tirados entre os anos de 2011 e 2012 na zona rural do município de Alcântara, retratam o universo infantil em sua beleza particular: suas expressões, suas liberdades, um ambiente onde a diversão e a alegria são o foco.

Em entrevista ao Na Mira, a arte-educadora e fotografa Suzana Melo, de 30 anos, comentou sobre a exposição e, também, sobre as fotos que possibilitaram o evento. "Eu sempre fotografava as ações que fazíamos. Nelas, tem a minha percepção, o meu olhar sobre as crianças", revela a artista sobre o período entre 2011 e 2012 quando as fotos foram tiradas, durante o projeto "Nova Alcântara", voltado para o desenvolvimento de ações que promovam a valorização do ser humano por meio de atividades educacionais.

Composta por 14 fotografias, a exposição mostra o universo infantil, mas não no sentido de denunciar uma realidade social. Mas sim, segundo a própria artista, de expor um olhar sobre as vivências cotidianas das crianças que moram nos locais registrados. Entre eles, o povoado de Cujupe, em Alcântara. “A alegria, a fantasia, a inocência. É esse o foco da exposição. Mostrar o ambiente onde elas [as crianças] estão, mas também suas brincadeiras, suas fantasias. Toda a ingenuidade e beleza do universo infantil”, revela Suzana Melo.

A curiosidade em expor seu próprio trabalho só veio em 2013, quando a fotografa percebeu ter um conjunto bem harmônico em mãos. "Não tinha nada em mente [sobre a exposição], mas queria ver o que eu tinha", afirmou a artista.

Todas as fotografias seguem com uma característica em comum, além do retrato infantil: não possuem nomes. Segundo pondera Suzana Melo, a ausência dos títulos dá-se pela busca dela em querer saber o que as pessoas sentem ao observarem as obras e, a partir disso, elas próprias nomearem. "Deixo [o nome] para a leitura do público. Para que elas deem seus próprios títulos a partir da leitura individual de cada um. (...) Pois o título da obra influencia na leitura das fotos", diz.

 Exposição
Exposição "Meninice" exibe 14 fotografias da artista Suzana Melo, que serão exibidas até o dia 25/ Fotos: Gustavo Sampaio/Na Mira

Formada desde 2010 pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA) no curso de Educação Artística, Suzana Melo comentou sobre a evolução do seu trabalho, que já participou de outras exposições coletivas em que utilizou apenas uma câmera não profissional. Em 2008, participou da exposição coletiva "Itinerário". Dois anos depois, participou de "Theneterhara". Em 2012, participou do 3º Salão de Artes Visuais de São Luís, com a instalação artística "Gato", juntamente com Lidiane Pinheiro, Lilia Santos e Adriana Tobias.

Mas o gosto pela fotografia veio, ainda, na academia, quando Suzana Melo fez a disciplina de fotografia. "Sempre gostei de fotografar, mas nunca tinha pensado na fotografia do ponto de vista artístico", relembrou. Hoje, depois de "Meninice", Suzana Melo revela não estar pensado na segunda exposição individual, mas adianta que ela pode estar pronta. "Ainda não pensei nisso [na segunda exposição]. Mas tenho fotografado. Já pode estar pronto. Só não sei ainda", disse.

A exposição "Meninice" está sendo realizada no mesmo mês de comemoração aos 24 anos do Estatuto da Criança do e Adolescente (ECA) que trouxe uma nova perspectiva de prioridade absoluta às crianças e aos adolescentes.

As visitas para a exposição podem ser agendadas pelo telefone (98) 3216-3830. Ainda, de acordo com a artista, escolas podem agendar visitas para levar seus alunos, que poderão ser acompanhados com visitas mediadas, que propõem discussões sobre o tema das fotografias.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.