Dia das Mães

Mãe: desejo alimenta esperanças da maioria das mulheres

Gerar um filho é a vontade da maioria das mulheres.

Diana Cardoso/ Imirante Imperatriz

Atualizada em 27/03/2022 às 12h08

IMPERATRIZ - O sonho de ser mãe faz com que muitas mulheres busquem ajuda. Gerar um filho é a vontade da maioria das mulheres, mas existem casos em que os casais desejam muito ter um filho, mas por algum motivo, não conseguem. A medicina, às vezes, até ajuda a realizar este sonho, mas nem sempre é possível.

Segundo o ginecologista e obstetra Osvaldo Reis Silva, com especialidade em medicina reprodutiva, os casais que têm vida sexual ativa no decorrer de um ano sem contraceptivo e não conseguem engravidar devem procurar ajuda médica.

“Cerca de 80% das mulheres com vida sexual ativa conseguem engravidar no período de um ano”, afirma.

De acordo com o médico, existem vários motivos que leva uma mulher a não engravidar como os problemas ovulatórios, obstruções na trompa, doenças uterinas, infecções no colo do útero e fatores imunológicos são as principais causas de infertilidade feminina.

“As alterações ovarianas, dificuldade de ovular, o fato da vagina ser muito hostil e o espermatozoide morre todos na vagina, não ocorrendo a ovolução dificulta a gravidez”, observa.

Para o médico, existem meios de amenizar a dificuldade de engravidar. Umas das opções são os métodos de inseminação artificial.

“Existem quatro maneiras de tentar engravidar, a mais comum o ato sexual, orientação do coito programado, método inseminação ultra-uterina e o de alto complexidade que é a fertilização in vitro. A possibilidade de a mulher gerar um filho é maior, pois os óvulos são isolados ", explica o ginecologista obstetra.

Ainda segundo o médico Evaldo Reis, a fertilidade de mulheres acima dos 35 anos cai, pois é nesse período que a ovulação começa a diminuir. A chance de gravidez por mês é de aproximadamente 20% nas mulheres abaixo de 30 anos e de apenas 5% nas mulheres acima dos 40.

“O ideal é que a mulher engravide até 36 anos, a partir daí as chances são raras, principalmente quando existem outros impedimentos. Engravidar não é fácil, estes procedimentos, não é garantia de gravidez, hoje em torno de 40% fertilização in vitro, inseminação 20%, e o coito programado 20%”, diz.

Sonho

A jornalista Samya Martins Barros, 28 anos de idade sonha em gerar um filho e ser mãe, mas este sonho pode não se concretizar. A jovem teve câncer e passou por um transplante de medula. Segundo os médicos a dosagem altíssimas das quimioterapias pode aumentar o risco de infertilidade, devido a menopausa precoce. Casada a quase três anos gostaria muito de ser mãe, “toda mulher tem o desejo de cuidar de uma criança, ser mãe, pois não há sentimento incomparável ao amor de uma mãe, eu e meu esposo, temos o plano de adotar uma criança”.

Para ler mais notícias do Imirante, clique em imirante.com. Também siga o Imirante no Twitter e curta nossa página no Facebook.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.