Retrospectiva: saiba o que rolou nas oito edições do Marafolia

Atualizada em 27/03/2022 às 15h13

A nona edição do Marafolia acontece a partir desta sexta-feira. Você confere agora um resumo do que rolou nas oito edições anteriores.

1995

O Marafolia acontece pela primeira vez. Surgem três blocos: "Ilha", "Nana Banana" e "Xique". A Avenida Litorânea recebeu Chiclete com Banana, Pimenta Nativa e Cheiro de Amor.

A banda regueira Tribo de Jah trouxe o melhor do ritmo. Não podia faltar o "Bicho Terra".

1996

O Bloco "A Barca" estréia como alternativo no Marafolia. Seguindo os oficiais "Nana Banana", "Biruta" e "Xique", com as bandas Chiclete com Banana, Asa de Águia, Cheiro de Amor e Eva.

O bloco "Carrapicho" representou a cultura local com o cantor maranhense Beto Pereira e a brincadeira de rua "Bicho Terra".

Além disso, o bloco Tradicional "Os Foliões", com a batida dos tambores levantou a massa no corredor da folia.

Outra novidade foi o bloco infantil "Xereta", que arrastou a criançada no swing da Banda Ilha.

1997

Neste ano os blocos oficiais "Nana Banana" (Chiclete com Banana), "Biruta" (Asa de Águia), "Xique" (Pimenta Nativa e Cheiro de Amor) e "Tchequerê" (Netinho) se encontraram na avenida.

O Marafolia trouxe os costumes maranhenses no "Terecô" e "Itanaty". O primeiro veio com o Bicho Terra e o cantor Beto Pereira, já o segundo mostrou o reggae a São Luís, cidade considerada a Jamaica Brasileira. O bloco trouxe mais de três mil foliões dançando ao som de Stanley Bechford. A pipoca foi puxada pela Banda Ilha e o cantor pernambucano Capilé com seu trio Back Stage.

1998

Mais uma vez três dias de folia. 09, 10 e 11 de outubro. O axé tomou conta da capital maranhense, São Luís. Mais de 650 mil pessoas estiveram brincando na Avenida Litorânea, num circuito de dois quilômetros.

Quatro blocos invadiram a avenida: "Nana Banana", "Coco Bambu", "Xique" e "Beijo". À frente das cordas os vips baianos Chiclete com Banana, Ricardo Chaves, Asa de Águia, Cheiro de Amor, Banda Eva, Netinho, Banda Beijo e a banda maranhense, Ilha.

A cultura local também teve espaço com o "Blocão do Bicho". A Jamaica brasileira foi representada pela Banda Reprise. O Bicho Terra trouxe a batida do Carnaval que já foi o terceiro melhor do Brasil. A banda Ilha misturou o swing baiano à cadência maranhense numa folia de ritmos.

1999

Três dias de festa, 15, 16 e 17 de outubro, onde 700 mil pessoas correram atrás do trio elétrico.

Cinco blocos fizeram a festa no circuito oficial: Nana Banana, Coco Bambu, Xique, Eva, e o grupo local, O Bicho.

Entre as estrelas, as estréias com Araketu, Timbalada e Emanuelle Araújo a frente da banda Eva, além dos tradicionais Chiclete com Banana, Asa de Águia, Ricardo Chaves, Cheiro de Amor e Ivete Sangalo. Para a pipoca: Banda Ilha e o Bloco do Reggae com a banda Reprise.

2000

Três dias de festa, 13, 14 e 15 de outubro, onde 900 mil pessoas correram atrás do trio elétrico.

Cinco blocos fizeram a festa no circuito oficial: Nana Banana, Coco Bambu, Xique, Eva, e o grupo local, O Bicho.

Entre as estrelas, Timbalada, Banda Eva, além dos tradicionais Chiclete com Banana, Asa de Águia, Ricardo Chaves, Carla Visi e Harmonia do Samba. Para a pipoca, Banda Ilha e convidados.

2001

Em 2001, 1 milhão de foliões literalmente entupiram a avenida Litorânea para curtir a alegria do Marafolia. Nesse ano foi a vez dos Blocos Cocobambu, Nana Banana, Eva, Baraca e Bicho Terra incendiarem os foliões. E, para garantir a segurança, foram implantados a partir de 2001, postos de observação ao longo do percurso oficial, com o apoio da Polícia Militar.

2002

A farra começou a 1.000 por hora com o Bloco Sou da Paz, Young Samba e Contramão, que passaram a bola pro Timbalada entrar arrasando na avenida e levando a turma ao delírio. Depois foi a vez de Bicho-Terra, Chiclete c/ Banana, Ricardo Chaves, Patchanka, Banda Ilha, Ki Zoeira e Sedução pra fechar a noite.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.