Cultura

"Oração Latina" ganha releitura e clipe às vésperas dos 40 anos

Inicialmente a música foi criada para uma peça teatral nas ruas do Anjo da Guarda.

NA MIRA

Atualizada em 27/03/2022 às 11h02
A canção, remete a resistência e luta.
A canção, remete a resistência e luta. (Foto: Michael Mesquita)

A música "Oração Latina", do compositor César Teixeira, está prestes a completar 40 anos, recebeu uma homenagem do artista Michael Mesquita. A canção, remete a resistência e luta, ganhou uma versão ‘new wave’, com pitadas de teclados 'oitentistas' e vocais recheados de 'chorus'.

A produção foi realizada pelo próprio Michael Mesquita. Ele contou que um de seus principais objetivos era não descaracterizar o sentido da canção original e dar a ela um olhar mais atualizado, mostrando que ela a música continua muito atual em nossa realidade.

“Essa versão feita por mim tem um quê de futurista e, ao mesmo tempo, traz a verve dos anos oitenta, com muitos sintetizadores e vozes difusas, enfatizadas no 'chorus' e 'reverbs'. Creio que o objetivo foi alcançado, pois consegui dar uma nova roupagem sem, contudo, alterar o conteúdo", afirmou Michael.

A aprovação para o trabalho, segundo Michael Mesquita, foi dada pelo próprio César Teixeira e gerou no músico um sentimento de honra em poder fazer a releitura do trabalho.

A canção Oração Latina é originalmente uma guarânia, ritmo de origem do Paraguai, e foi criada em meados de 1982, para uma peça de teatro de rua, sem maiores pretensões, encenada no Anjo da Guarda, bairro da periferia de São Luís.

“Dez anos depois, ela voltou a fazer parte de outra peça, escrita por Cesar Teixeira, chamada Preto Fugido, tratando da vida de crianças em situações de rua, encenada na Praia Grande, no Centro de São Luís’, conforme escreveu Emílio Azevedo, no texto O Operário da Sensibilidade, em 2018.

Michael Mesquita tem 22 anos de música e recentemente lançou o CD “Enquanto a Tempestade Passa”, em de 2021.

Confira o clipe:

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.