Cultura popular

Série explora detalhes da trajetória de caboclos de pena do Maranhão

"Caboclo de Pena: os protagonistas" é uma iniciativa do CCVM.

Na Mira

Atualizada em 27/03/2022 às 11h07
O caboclo Railson dos Santos foi o personagem do documentário mais recente do projeto.
O caboclo Railson dos Santos foi o personagem do documentário mais recente do projeto. (Foto: reprodução/Youtube)

MARANHÃO - A série "Caboclo de Pena: os protagonistas" vem sendo desenvolvida neste ano como forma de destacar certos personagens do contexto de seus grupos populares para que sua experiência pessoal seja conhecida com maior riqueza de detalhes.

O projeto é apresentado em forma de documentário com os personagens escolhidos. A série faz parte do projeto "Coreografias Maranhenses", do Centro Cultural Vale Maranhão (CCVM), que se propõe a explorar a diversidade apresentada por meio da dança de grupos populares do Estado.

Os documentários são disponibilizados no Youtube. "Dessa forma, tiramos os personagens do contexto do grupo para podermos conhecer melhor e apreciar em detalhe sua dança e sua experiência", explica o perfil oficial do CCVM na plataforma de vídeos.

Nesse domingo (19), foi liberado o 6º documentário, que teve como protagonista o caboclo de pena Railson dos Santos, do batalhão do Tremor da Campina, em São José de Ribamar.

"Os vídeos individuais, com duração de 5 a 10 minutos, aprofundam o registro da dança desse personagem marcante do Bumba Boi de sotaque de matraca ou da Ilha. Neles os protagonistas falam de sua trajetória e de sua visão sobre a dança. Solos incríveis completam o registro e mostram as variações criadas por cada um", diz a publicação do CCVM.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.