Campanha

Jovem maranhense é escolhida para evento de liderança jovem da ONU

Karina Penha, de 20 anos, é estudante da Universidade Federal do Maranhão.

Ingrid García / Na Mira

Atualizada em 27/03/2022 às 11h29
Karina faz campanha na <i>Web</i> para arrecadar dinheiro para a viagem.
Karina faz campanha na <i>Web</i> para arrecadar dinheiro para a viagem. (Foto: Reprodução)

MARANHÃO – A jovem maranhense Karina Penha, de 20 anos, foi uma das 10 escolhidas para fazer parte da delegação oficial do Engajamundo, ONG de liderança jovem, que participará da 22ª Conferência da ONU sobre Mudanças Climáticas (COP 22), a conferência anual de clima da ONU, em Marrocos.

Estudante de Ciências Biológicas na Universidade Federal do Maranhão (UFMA), Karina é muito engajada em questões sociais. “Em 2014 por já fazer trabalho voluntário na minha escola e também com as crianças da minha igreja e comunidade, fui selecionada para participar e representar o Maranhão no English Immersion USA program, que aconteceu durante uma semana no Centro Cultural Brasil - Estados Unidos (CCBEU) em Belém-PA”, conta a jovem.

“Hoje eu sou líder da comunidade Maranhense de participantes de programas estudantis e culturais da Embaixada dos Estados Unidos no Brasil, a Usbea Maranhão. Sou também voluntária na Fundação Projeto Casa, um projeto missionário que trabalha com crianças e adolescentes em bairros de área de riscos da ilha de São Luís e sou articuladora na organização de liderança jovem Engajamundo”, completa.

A COP22

É a 22ª sessão da Conference of the Parties para a UNFCCC (United Nations Framework Convention on Climate Change), o principal evento internacional de deliberação em relação às mudanças climáticas. A COP reúne delegações dos 195 Estados que fazem parte da convenção. Na COP3 tivemos o Protocolo de Kyoto e recentemente na COP21, o Acordo de Paris. Em 2016, o foco será iniciar os preparativos para a entrada em vigor do Acordo de Paris. A COP22 ocorrerá entre os dias 7 e 18 de Novembro, na cidade de Marrakesh, em Marrocos.

Para conseguir viajar, a Karina faz uma campanha para arrecadar dinheiro. “Durante a viagem vamos ter muitos gastos com passagem, alimentação, hospedagem e transporte. Por isso, estou pedindo a ajuda para conseguir embarcar nessa e ficar de olho nos negociadores brasileiros que vão nos representar lá na COP, imagino que vai ser uma experiência fantástica e que vou aprender muito por lá”, afirma a representante.

Karina Penha fez uma campanha no site Cartase, plataforma de crowdfunding, ou financiamento coletivo do Brasil, que apoia projetos como o da jovem maranhense. Para ajudá-la, basta acessar o site do financiamento, doar ou compartilhar a campanha.

Veja o que rolou na edição passada do evento:

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.