Salimp 2016

Márlon Reis lança livro A República da Propina em Imperatriz

O lançamento ocorre no Café Literário do Salimp, em Imperatriz.

Imirante Imperatriz, com informações da assessoria

Atualizada em 27/03/2022 às 11h27
Márlon Reis é um dos criadores da Lei da Ficha Limpa.
Márlon Reis é um dos criadores da Lei da Ficha Limpa. (Foto: Arquivo)

IMPERATRIZ - Nesta sexta-feira (2), às 20h30, no Café Literário do Salimp, ocorre o lançamento do livro A República da Propina. De autoria de Márlon Reis, um dos criadores da Lei da Ficha Limpa e cofundador do Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral, a obra trata dos bastidores da corrupção no país.

Depois da obra O Nobre Deputado, que através do personagem do deputado federal fictício Cândido Peçanha, Reis desvenda as artimanhas de políticos corruptos, A República da Propina tende a ser tão polêmica quanto, uma vez que continua a saga através do assessor de Cândido Peçanha, o Cacá Furtado.

Os livros são resultado de anos de estudos de doutoramento e entrevistas com políticos, que confiaram à Reis detalhes das práticas usadas para contemplar financiadores com emendas de orçamento e licitações irregulares, entre outras táticas.

A primeira publicação, O Nobre Deputado, irritou políticos brasileiros antes mesmo de chegar às bancas. Eduardo Cunha (PMDB), na época presidente da Câmara dos Deputados, pediu que Márlon Reis se retratasse pelas críticas feitas à classe e levou à diante um processo.

A República da Propina

O assessor do deputado federal Cândido Peçanha, Cacá Furtado, relata histórias inspiradas em casos reais, como o de um prefeito eleito que mandou capangas retirarem a caixa d’água de uma eleitora ao descobrir que ela vai votar em outro candidato e se tornou o primeiro político do país a perder um mandato em virtude da compra de um único voto. Ao longo dos anos, Cacá descobre sua vocação: escrutinar almas em busca de favorecimentos.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.