IMPERATRIZ – A estreante Junina Bole-Bole, de Timon, cidade que fica na divisa dos Estados do Maranhão e Piauí, vem ensaiando forte desde novembro do ano passado e quer mais do que impressionar os jurados e público do Arraiá da Mira.
Com a ajuda de um cenário, os brincantes vão apresentar uma peça teatral, coreografias estilizadas e uma evolução que dá forma aos movimentos. Também não vão faltar arranjos trabalhados, brincos sapatos, chapeis, roupas trabalhadas e muita disposição.
O tema da brincadeira será Quem voar verás no sertão a esperança do meu São João. “Vamos falar de um jovem que vai sair no sertão para resgatar a alegria e lá vai encontrar um cangaceiro e a rainha caipira”, explica Jhahildo da Silva Nascimento, um dos coordenadores do grupo. A brincadeira junina, também, levará para a apresentação três puxadores; Jhahildo da Silva Nascimento, Francisco das Chagas e Edilson.
Fundada em 16 de abril de 1998 como Associação Junina Bole-Bole, a quadrilha junina passou a fazer parte de uma federação de brincadeiras juninas em 2015, ocasião em que passou a participar de arraiais em Timon e Caxias.
Em um cenário de concorrência acirrada por motivos óbvios, em especial pelo direito de representar o Maranhão no Festival de Quadrilhas São João do Nordeste, da TV Globo Nordeste, Jhahildo evitou detalhes da apresentação como, por exemplo, o valor do investimento. Ele confirmou, no entanto, que os ensaios iniciaram em novembro de 2015 num terreno de chão batido no Loteamento Boa Vista, na região central de Timon.
Enquanto ocorrem os ensaios, há quem prepare as roupas e recursos para compor o cenário da apresentação. Devido a longa distância de Timon a Imperatriz, em torno de 500 Km, o grupo já decidiu que vai viajar dias antes do início do Arraiá da Mira para chegar a cidade a tempo de descansar para tão aguardada apresentação programada para o primeiro dia do evento.
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.