Dia das Mães

Mães de primeira viagem contam como voltaram à forma depois da gravidez

Durante a gestação, as transformações são inevitáveis, como o ganho de peso.

Angra Nascimento / Imirante Imperatriz

Atualizada em 27/03/2022 às 11h43
 Esisandra Cardoso e Juliana Lima são mamãe de primeira viagem. (Foto: Divulgação/ Arquivo Pessoal
Esisandra Cardoso e Juliana Lima são mamãe de primeira viagem. (Foto: Divulgação/ Arquivo Pessoal

IMPERATRIZ – Muitas mulheres sonham em ser mãe. Porém junto com esse sonho vem expectativas e medos, principalmente com as mamães de primeira viagem, pois o corpo sofre muitas transformações durante a gestação, como o aumento de peso, por exemplo.

Para o endocrinologista Moisés Bretas, essa transformação é inevitável. “É preciso que a mulher entenda que durante a gestação, ela vai ganhar peso. Não há outra forma para aquele momento que ela tanto desejou. Engordar durante a gravidez é perfeitamente natural e normal. O ganho de peso não pode ser, é descontrolado. Esse ganho saudável, é justificável, pelas próprias mudanças que ocorrem no corpo da mãe, e é necessário para ajudar na formação do bebê”, afirma o especialista.

 Esisandra Cardoso engordou 14 quilos durante a gravidez. (Foto: Divulgação/ Arquivo Pessoal
Esisandra Cardoso engordou 14 quilos durante a gravidez. (Foto: Divulgação/ Arquivo Pessoal

Foi o caso da auxiliar administrativo Elizandra Cardoso, de 20 anos, que engordou 14 quilos durante o período, quantidade considerada saudável pelo endocrinologista. “Fiquei com 72 quilos. Mas tive parto prematuro de 32 semanas, hoje estou 58 quilos”, afirma a jovem que perdeu os quilos extras em menos de quatro meses, ficando mais magra até mesmo no período em que não estava grávida, quando pesava 65 quilos.

 Esisandra voltou ao peso inical, em menos de quatro meses. (Foto: Divulgação/ Arquivo Pessoal
Esisandra voltou ao peso inical, em menos de quatro meses. (Foto: Divulgação/ Arquivo Pessoal

“Para voltar à forma, eu que já era praticante de exercícios antes de ficar grávida, voltei o quanto antes. O que me fez perder peso foi a alimentação mesmo. Então, retornei à academia para ganho de massa magra”, afirma a jovem que foi pega de surpresa ao saber da gravidez. “Como eu não sabia que estava grávida, seguia uma dieta restrita, mas depois que descobri, comia de tudo”, relembra Elizandra, que só descobriu que seria mamãe aos seis meses de gravidez.

Com 17 anos, a estudante Juliana Lima, apesar da pouca idade, conta que planejou a gravidez. “Eu sempre quis ser mãe cedo” ressalta a mamãe de primeira viajem, que deu à luz há seis meses. Durante a gravidez, a jovem engordou apenas 13 quilos, os quais ela atribui ao cuidado de seguir uma dieta balanceada.

 Juliana Lima aumentou 13 quilos até o fim da gestação. (Foto: Divulgação/ Arquivo Pessoal
Juliana Lima aumentou 13 quilos até o fim da gestação. (Foto: Divulgação/ Arquivo Pessoal

Juliana pesava 59 quilos, antes da gravidez. Com os 13 quilos extras, somou 72. Desses, ela já perdeu 12, restando apenas um quilo na briga contra a balança, que a mamãe pretende eliminar naturalmente. “Quero curtir todas as etapas com tranquilidade, sem pressa para emagrecer”, resume.

 Juliana Lima se tornou mãe há seis meses. (Foto: Divulgação/ Arquivo Pessoal
Juliana Lima se tornou mãe há seis meses. (Foto: Divulgação/ Arquivo Pessoal

Equilíbrio durante a gravidez

De acordo com o endocrinologista Moisés Bretas, o ganho de peso, considerado saudável, durante o período gestacional é de nove, 10, 13, no máximo 14 quilos até o final da gestação. E a grande dica para voltar ao peso inicial, depois da gravidez é controlar o ganho de peso durante a gestação.

“Conter o ganho de peso evita um sofrimento no futuro na hora de perder os excessos adquiridos, afirma Bretas, lembrando que esse período gestacional é de escolhas. “É um período em que a mulher deve fazer escolhas saudáveis, afim de ganhar somente o necessário para a formação do bebê e dos tecidos maternos”, complementa.

 Endocrinologista Moisés Bretas recoemnda controle durante o período da gravidez. (Foto: Angra Nascimento/ Imirante Imperatriz
Endocrinologista Moisés Bretas recoemnda controle durante o período da gravidez. (Foto: Angra Nascimento/ Imirante Imperatriz

Moises Bretas desmitifica o mito de que durante a gravidez, a mulher tem que comer por dois. “Não é porque a mulher esteja grávida que ela vai comer em excesso, ou comer por dois. Não tem que ter esse pensamento”, aconselha o endocrinologista, ressaltando que os exageros são prejudiciais tanto para a saúde da mãe, como do feto.

Foi com esse pensamento, de uma alimentação saudável durante a gestação, que as jovens mães de primeira viagem, Elizandra e Juliana não sofreram grandes prejuízos na hora de recuperar o peso inicial.

Ambas, afirmam que tiveram cuidados nas escolhas ressaltadas pelo especialista. Elizandra quase não teve tempo para a preocupação, pois demorou a descobrir que seria mãe e teve sua filha de parto prematuro.

“Como só descobri aos seis meses e tive minha filha prematuramente, não sobrou quase tempo para preocupação com o peso, tanto que aos seis meses eu frequentava academia”, diz a mamãe que assim que descobriu tratou de colocar um ponto final da dieta, a qual ela já retomou.

Juliana, por sua vez, conta que teve todo o tempo para se preparar e curtir cada momento da gravidez. “Como minha gravidez foi planejada, eu pude curtir cada momento e me atentar para os cuidados, sobretudo com a alimentação”, ressalta, garantindo que não teve desesperos por desconhecer as transformações.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.