Vestido de noiva

Especialistas dão dicas de como escolher o vestido de noiva ideal

Tudo para que no dia do "sim" a noiva se sinta feliz e confiante.

Angra Nascimento/ Imirante Imperatriz

Atualizada em 27/03/2022 às 11h54

[e-s001]

IMPERATRIZ - Escolher o vestido de noiva perfeito não é uma tarefa fácil, pois são várias opções de modelos. No entanto, alguns aspectos precisam ser levados em conta na hora de escolher um modelo. O desejo da noiva é o principal deles, pois no dia do casamento, esperado por praticamente todas as mulheres, a noiva precisa se sentir linda e confiante.

Além do desejo pessoal de quem vai se casar, a escolha do vestido deve ser feita conforme o estilo e o corpo da noiva. A organizadora de festas de casamento, Renata Pulgatti, afirma que qualquer mulher, seja alta ou baixa, magra ou um pouco mais cheinha, é possível ficar bela no dia do casório.

 Há uma grande variedade de vestidos de noivas (Foto: Angra Nascimento/ Imirante Imperatriz)
Há uma grande variedade de vestidos de noivas (Foto: Angra Nascimento/ Imirante Imperatriz)

“A principal dica é procurar o modelo do vestido de acordo com seu tipo físico. A noiva precisa levar em consideração a altura, o peso e o busto. Por exemplo, se a mulher tiver um busto muito grande, um tomara que caia não vai ficar legal”, diz. “O vestido sereia, um dos mais procurados, não ficaria legal numa noiva baixa e acima do peso”, completa.

 A escolha parte do desejo pessoal da noiva. (Foto: Angra Nascimento/ Imirante Imperatriz)
A escolha parte do desejo pessoal da noiva. (Foto: Angra Nascimento/ Imirante Imperatriz)

Para a designer de moda, Marta Alves, a escolha do vestido de noiva parte do estilo pessoal de cada mulher. “O estilo varia de noiva para noiva. Além do estilo, tem a questão do biótipo que precisa ser levado em consideração, pois cada modelo pode favorecer como desfavorecer”, ressalta.

Para uma noiva um pouco mais cheinha, a dica da especialista são vestidos com drapeado na diagonal. “É um pouco relativo, pois existem dois tipos de mulheres cheinhas. Existem àquelas que são cheinhas mas é toda proporcional, então essas, podem ousar um pouco com um tomara que caia, um modelo mais ajustado. E têm àquelas com a barriga um pouco mas saliente, nessas, a dica é jogar volume onde não tem e tirar onde tem mais”, aconselha.

 Segundo especialista, o estilo vari de noiva para noiva. (Foto: Angra Nascimento/ Imirante Imperatriz)
Segundo especialista, o estilo vari de noiva para noiva. (Foto: Angra Nascimento/ Imirante Imperatriz)

Marta lembra que é importante chamar a atenção para a parte mais bonita do corpo, como o busto, por exemplo. “Outra dica é jogar um brilho, um bordado, para desviar a atenção de onde ela não quer que seja chamada a atenção”, acrescenta.

O tradicionalismo do branco nos vestidos de noiva reina no século XXI. Renata Pulgatti ousa em dizer que casar de branco está na moda. “Pelo que eu percebo, de seis anos para cá, o número de casamentos aumentou consideravelmente e os modelos tradicionais de vestidos, com véu e grinalda, continuam em alta”, ressalta.

 Casar de branco é o sonho de, praticamente, toda mulher. (Foto: Angra Nascimento/ Imirante Imperatriz)
Casar de branco é o sonho de, praticamente, toda mulher. (Foto: Angra Nascimento/ Imirante Imperatriz)

Já Marta Alves, acredita que a alta aconteceu após o casamento da princesa Kate Middleton. “O modelo tradicional com véu e grinalda voltou após o casamento Real, principalmente com bastante volume, bastante renda”, afirma, lembrando que a escolha da cerimônia parte de desejo pessoal da noiva.

Planejamento

Com sete anos mercado, Renata alerta que independentemente do modelo, cor, entre outros detalhes, é importante que a noivinha se prepare com antecedência de pelo menos um ano. “Durante esse ano, o casal precisa traçar metas, até pela questão de orçamento e gastos, principalmente se o vestido for exclusivo”, lembra Renata Pulgatti.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.