Após polêmica

Google altera definição de ''patroa'' e ''mulher-solteira''

A plataforma fez a alterações depois das cantoras Anitta e Luísa Sonza questionarem o significado.

Imirante.com

Atualizada em 27/03/2022 às 11h06
De acordo com o Google, a empresa trabalha com conteúdo licenciado de dicionários parceiros para ajudar nossos usuários a encontrar de forma fácil informações sobre palavras na busca.
De acordo com o Google, a empresa trabalha com conteúdo licenciado de dicionários parceiros para ajudar nossos usuários a encontrar de forma fácil informações sobre palavras na busca. (Foto: divulgação)

BRASIL - Após as celebridades Anitta e Luísa Sonza questionarem os significados de “patroa” e “mulher-solteira“ do Google, a plataforma alterou a definição das palavras na web. Recentemente, Anitta publicou nas redes sociais expondo que a palavra “patroa” estava definido como “mulher do patrão” ou “dona de casa”, enquanto “patrão” era “proprietário ou chefe de um estabelecimento privado comercial”. Já Sonza, mostrou que "mulher-solteira" era definido como “prostituta, meretriz“.

Com as mudanças, o Google agora redefiniu o termo colocando a mesma definição de “patrão” no feminino e a mesma coisa foi feita com o significado da palavra que Luísa Sonza divulgou. A plataforma também divulgou uma nota explicando a polêmica. Veja:

“Trabalhamos com conteúdo licenciado de dicionários parceiros para ajudar nossos usuários a encontrar de forma fácil informações sobre palavras na Busca. Não editamos nem removemos as definições fornecidas pelos nossos parceiros que são os especialistas em idiomas. No caso dos significados das palavras ‘patroa’ e ‘mulher-solteira’, a Oxford Languages, nossa parceira que trabalha com uma das editoras mais tradicionais de dicionários do Brasil, determinou que ambas definições não refletem mais o uso moderno da língua portuguesa falada pelos brasileiros e não são usadas o suficiente para para serem incluídas nos resultados de significados. As definições foram atualizadas pela Oxford Languages e as mudanças já estão refletidas nos resultados de dicionário exibidos na Busca”.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.