Top 5

Conheça cinco animes japoneses que vão além de Naruto

Eles não ficaram tão famosos quanto Naruto, mas que possuem histórias incríveis.

André Nadler / Imirante.com

Atualizada em 27/03/2022 às 11h23
Os animes são as animações produzidas no Japão
Os animes são as animações produzidas no Japão

As animações japonesas já são uma verdadeira febre no mundo ocidental, tanto entre as crianças quanto para os adultos. Para que não sabe, os animes são os desenhos animados produzidos no Japão. Para os japoneses, os animes são todos os desenhos animados, independente da sua origem, nacional ou estrangeira. Já para o mundo ocidental os animes são apenas os desenhos animados nipônicos.

Apesar de haver algumas produções anteriores no Japão, Osamu Tezuka é considerado o pioneiro no ramo de animações japonesas. Astroboy, em 1963, foi a primeira série animada da TV japonesa com história contínua e personagens recorrentes. Vale destacar também outros trabalhos do produtor como "Kimba, o Leão Branco" e "Black Jack", que deram vida ao padrão de técnicas narrativas e animação ao mesmo tempo, o que hoje conhecemos como animes.

No Brasil, a saga Naruto é possivelmente a mais admirada e assistida por milhares de pessoas, mas também existem outras animações nipônicas que não deixam nada a desejar e apresentam enredos impecáveis e eletrizantes. Veja cinco desses animes na lista abaixo:

1. Attack On Titan (2009 – atualmente)

Foto: Divulgação.
Foto: Divulgação.

Sucesso de crítica e um dos mais recentes animes que conseguiram exibir o feito de conquistar até os críticos mais vorazes.A história mostra um mundo onde a humanidade vive rodeada por enormes muralhas para se proteger de criaturas gigantescas, os Titãs. O personagem Eren Yeager e seus companheiros lutam para retomar o espaço dos humanos e também buscam esclarecer os mistérios ligados ao aparecimento das diversas criaturas gigantes.

As sequências de ação e personagens desta série são excepcionais, ficando entre os melhores animes do mundo. A série atualmente está na segunda temporada e, ao que tudo indica, uma terceira temporada emocionante chegará em breve.

2. Hellsing (1997 – 2008)

Foto: Divulgação.
Foto: Divulgação.

A produção gráfica desse anime é realmente admirável e a sua representação nos quesitos de violência e sangue coagulado deixa até mesmos as pessoas mais insensiveis impressionadas. Para começar assistir o anime você precisa entender que a agência Hellsing é um grupo dos guerreiros que proteje a Inglaterra e a igreja Anglicana de Vampiros. Guiados por Integra Hellsing, a líder da lendária família Hellsing , a agência combate vampiros junto com Arucard, um vampiro renegado que luta pela humanidade. Arucard não é um vampiro ordinário, e também não é um amante dos humanos, ele possui seus próprios motivos para lutar ao lado dos humanos.

3. Ghost In The Shell (2002 – 2003)

Foto: Divulgação.
Foto: Divulgação.

Um anime futurista e que possui um enredo complexo, portanto dedique toda a sua atenção aos detalhes caso queira embarcar nessa viagem ao ano de 2029. Nesse futuro utópico, o mundo se tornou um local altamente informatizado, a ponto dos seres humanos poderem acessar extensas redes de informações com seu ciber-cérebros. A agente cibernética Major Motoko é a líder da unidade de serviço secreto Esquadrão Shell, que combate o crime. Motoko foi tão modificada que quase todo seu corpo já é robótico e tudo se desconstrói quando o governo informa o grupo de que o famoso hacker conhecido “Mestre das marionetes”, especialista em invadir e controlar o ciber-cérebro das pessoas, está no Japão. Agora, Motoko e sua equipe terão que caçar este criminoso, e vão acabar se envolvendo em uma trama de conspirações, que atinge interesses da alta cópula da política.

Recentemente, uma versão em longa metragem com a atriz Scarlett Johansson foi lançada nos cinemas do mundo todo, mas os bons e velhos fãs ainda receitam o anime justamente pelos pontos importantes abordados somente na animação.

4. Tokyo Magnitude 8.0 (2009 - 2009)

Foto: Divulgação.
Foto: Divulgação.

O anime mostra, de forma realista, o que aconteceria com a cidade de Tokyo se a mesma passasse por um terremoto de magnitude 8.0, ou seja, extramamente forte. O tom abordado sobre os desastres secundários que viriam após o grande tremor como: tsunamis, deslizamentos e incêndios. A estudante Mirai, seu irmão Yuuki e o motociclista Mari passarão por essa catástrofe e terão que se unir para sobreviverem em meio à essa tragédia.

Por si, um anime de drama carrega consigo muito do dito emocional. Tal fator, inerente aos sentimentos humanos, está intimamente ligado não apenas à uma afeição amorosa, como também à eventos que variam desde um acontecimento familiar até uma realidade apocalíptica.


5. Fullmetal Alchemist (2003-2004)

Foto: Divulgação.
Foto: Divulgação.

Este anime foi lançado em 2003, e pela mistura de comédia e drama, foi criada a receita para uma série de ficção-cientifica impressionante. Seguindo os irmãos Elric que após a morte da mãe, e pai ter abandonado os mesmos, decidiram realizar uma transmutação humana proibida e trazer a mãe de volta.

O que não dá certo, e então terminam perdendo seus corpos e, assim, Edward Elric deve se juntar ao exército, para ter acesso a certos privilégios de alquimia ( uma das mais avançadas técnicas científicas conhecidas pelo homem) e trazer seu irmão de volta para seu estado original. A série teve 51 episódios.

Em 2009 foi lançado um versão diferente do Fullmetal Alchemist de 2003, intitulado de “Fullmetal Alchemist: Brotherhood”. Este seguiu fielmente a história original dos mangás. Foram criados 64 episódios dessa versão até 2010.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.