Saúde

Conheça situações de risco e de cuidados especiais durante a gravidez

Durante o período, é necessário estar atenta a tudo que envolve o crescimento do bebê.

Portal EBC

Atualizada em 27/03/2022 às 11h30
(Foto: Reprodução / Internet)

BRASIL - A gestação é um período em que você passa por intensas transformações físicas e emocionais. Essas mudanças podem gerar medos, angústias, fantasias e até mesmo curiosidade em saber o que se passa no interior de seu corpo.

Durante todo o período de gestação, é importante realizar acompanhamento médico e estar atenta a tudo que envolve o crescimento do bebê no útero. Para que os nove meses transcorram da melhor forma possível, saiba quais os principais fatores que colocam a gravidez em risco e as situações que merecem um olhar mais atento:

Principais fatores que colocam sua a gravidez em risco:

O tabagismo pode causar parto prematuro e criança com baixo peso.

A ingestão de álcool, durante a gravidez, pode provocar deficiência mental no bebê.

As drogas (loló, maconha, cocaína, craque etc.) podem causar problemas obstétricos como: aborto espontâneo, descolamento prematuro de placenta e rompimento prematuro de membranas. Os efeitos das drogas no feto e no recém-nascido são: prematuridade e alterações do crescimento, efeitos teratogênicos (malformações ósseas), alterações respiratórias, alterações cardiovasculares e alterações neurológicas como lesões destrutivas do cérebro.

O sangramento de qualquer tipo deve ser comunicado ao médico. No início da gravidez pode ser sinal de aborto.

Presença de secreção vaginal transparente ou leitosa em pequena quantidade pode significar perda de líquido amniótico (o líquido que envolve o bebê no útero), o que pode representar uma complicação na gestação. O médico deve ser procurado imediatamente.

Caso você reconheça algum desses fatores como fazendo parte desse período de sua vida, solicite ajuda imediatamente.

Situações que você deve observar com mais cuidado:

Cólicas como sensação de contração ou enrijecimento são normais, mas cólicas como as menstruais, acompanhadas de sangramento, não devem ser ignoradas. O mesmo deve ser comunicado ao médico e, no início da gravidez, pode ser sinal de aborto iminente.

Febre pode ser uma indicação de infecção. Deve ser comunicada ao médico e não tome nenhuma medicação sem prescrição médica.

Movimentos fetais iniciam no quarto ou quinto mês e devem ser acompanhados, pois qualquer falta de movimentação por um tempo maior que 12 horas requer atenção médica.

Complicações em gestações anteriores:

Ser portadora de doenças como pressão alta, diabetes, anemia.

Ter passado por muitos partos.

Ter sofrido aborto espontâneo.

Ter tido bebês prematuros ou que necessitaram de internação após o nascimento.

Se você faz uso de medicamentos de forma contínua, como para depressão e convulsões, por exemplo.

Ser portadora de sífilis, HIV/AIDS ou hepatite.

Lembre-se: caso você vivencie algumas dessas situações, comunique ao seu médico, para que possa receber as orientações adequadas.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.