Dica de Saúde

Veja: alimentos que ajudam na memória e concentração

Umas das causas da falta de memória é uma dieta pobre em nutrientes.

Na Mira

Atualizada em 27/03/2022 às 11h31
Uma alimentação saudável ajuda o cérebro a trabalhar melhor. Foto: Reprodução
Uma alimentação saudável ajuda o cérebro a trabalhar melhor. Foto: Reprodução

Para quem precisa estudar ou quer aumentar sua capacidade de concentração e melhora da memória, a alimentação é um fator importante para alcançar esse objetivo. Alguns alimentos são ricos em nutrientes que favorecem especialmente esta área do cérebro responsável pela memória.

Uma das causas mais comuns para a perda de memória é manter em uma dieta deficiente e pobre de nutrientes. Portanto, é justamente comendo que você consegue obter alguns nutrientes poderosos para deixar a mente turbinada e potente, livre de amnésia e deterioração da memória.

Comece investindo em sais minerais e vitaminas, que vão deixar o seu organismo ativo, com disposição e com a memória tinindo. Opte por ingredientes que contém antioxidantes e ricos em ômega 3, isso vai fazer toda a diferença na sua rotina. É importante também beber bastante água e evitar comidas gordurosas.

Veja os principais alimentos que ajudam o cérebro a driblar a perda de memória:

Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

Ovo

Fonte de colina, que participa da formação dos neurônios e repara as células cerebrais avariadas. Produz acetilcolina, neurotransmissor fundamental para a memória e o aprendizado. Previne contra a depressão. Além de ser fonte de vitaminas do complexo B, que facilitam a comunicação entre os neurônios. A gema do ovo é a parte mais rica em nutrientes.

Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

Peixe

Essencial para o cérebro, melhora a memória, a concentração e possui ação anti-inflamatória. Protege os neurônios contra os radicais livres e preserva as membranas dos neurônios, colaborando para a troca de informações entre eles. Fonte de zinco o e selênio que estimulam a atividade cerebral, impedindo ondas de cansaço no final do dia.

Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

Oleaginosas

As castanhas são fontes de vitamina E e complexo B. Também são ricas em nutrientes como selênio e vitamina. Ajudam a pegar no sono e a controlar o peso . Leia mais sobre as castanhas e seu poder nutritivo

Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

Alface

Coma as folhas, talos e o coração, pois é aí que se concentram altas doses de lactucina, substância que age como calmante.

Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

Maracujá

Previne o cansaço e ajuda a combater o estresse. Contêm ainda vitamina C, que contribui para as defesas do organismo.

Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

Maçã

É uma das principais fontes de fisetina, composto que favorece o amadurecimento das células nervosas e estimula os mecanismos cerebrais.

Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

Frutas vermelhas

Possuem flavonóides, que exercem efeitos benéficos na aprendizagem e na memória porque protegem os neurônios e são capazes de reverter déficits de memória.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.