Imortal

Poeta maranhense, Ferreira Gullar, tomou posse na ABL

O poeta maranhense é consagrado o novo imortal da ABL.
Imirante.com05/12/2014 às 22h53

RIO DE JANEIRO - Na noite desta sexta-feira (5), o poeta Ferreira Gullar, tomou posse da cadeira de número 37 da Academia Brasileira de Letras (ABL). Gullar sucede o poeta e tradutor Ivan Junqueira, de quem era amigo, falecido no dia 3 de julho.

Eleito com 36 votos, uma votação quase unânime, aos 84 anos, o poeta maranhense é consagrado o novo imortal da ABL. A solenidade de posse aconteceu no Rio de Janeiro, no salão do Petit Trianon, no Centro da capital.

Leia também

Ferreira Gullar é eleito para a Academia Brasileira de Letras

De acordo com o presidente Geraldo Holanda Cavalcanti, a ABL ganha muito com a chegada do poeta maranhense. “A Academia se congratula pela chegada do Acadêmico Ferreira Gullar ao seu grêmio. Marco da poesia brasileira contemporânea, Gullar se destaca, também, pela agudeza de sua crítica e por sua atuação de intelectual engajado“, disse Geraldo, ao site da ABL.

Biografia

José Ribamar Ferreira, conhecido por Ferreira Gullar, nasceu em São Luís, no Maranhão, em 10 de setembro de 1930. Publicou sua primeira obra, “Um pouco acima do chão”, aos 19 anos de idade. Suas principais obras são: "A luta corporal" (1954), "Dentro da noite veloz" (1975), "Poema sujo" (1976) e "Na vertigem do dia" (1980). Além de poeta, também é conhecido pela crítica de arte e dramaturgia. Ele ainda escreveu ensaios, crônicas, memórias e até ficções curtas. Sua obra “Poema sujo”, escrito no exílio em 1975 e publicado apenas em 1976, mistura lembranças da sua infância no Maranhão com questões políticas. Em 2007, foi vencedor do Prêmio Jabuti. É também ganhador, pelo conjunto de sua obra, do Prêmio Machado de Assis, a maior honraria da Academia Brasileira de Letras.

Leia outras notícias em PortalNamira.com. Siga, também, o Imirante no Twitter, Instagram, curta nossa página no Facebook e se inscreva no nosso canal no Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do WhatsApp pelo telefone (98) 99209-2383.

© 2017 - Todos os direitos reservados.