NOVO IMORTAL BRASILEIRO

Ferreira Gullar é eleito para a Academia Brasileira de Letras

Gullar ocupará a cadeira 37 da ABL. O titular da cadeira era o poeta Ivan Junqueira.

Imirante.com

Atualizada em 27/03/2022 às 11h49
(Foto: Reprodução Internet)

RIO DE JANEIRO – O poeta maranhense Ferreira Gullar, de 84 anos, foi eleito nesta quinta-feira (9), em votação no Petit Trianon, no Centro do Rio de Janeiro, para a Academia Brasileira de Letras (ABL).

Gullar ocupará a cadeira 37 da ABL. O titular da cadeira era o poeta Ivan Junqueira, morto no dia 3 de julho deste ano. Na votação, o poeta maranhense foi eleito quase que por unanimidade. Dos 37 votos, Gullar obteve 36 votos, apenas uma pessoa votou em branco. Os ocupantes anteriores da cadeira foram: Silva Ramos, Alcântara Machado, Getúlio Vargas, Assis Chateaubriand e João Cabral de Melo Neto.

A Academia Brasileira de Letras deverá realizar outra votação para as cadeiras de João Ubaldo Ribeiro e Ariano Suassuna. Para a vaga de João Ubaldo, a eleição está prevista para o dia 23 de outubro. No dia 30 do mesmo mês, será feita a votação para a cadeira de Suassuna.

Biografia

José Ribamar Ferreira, conhecido por Ferreira Gullar, nasceu em São Luís, no Maranhão, em 10 de setembro de 1930. Publicou sua primeira obra, “Um pouco acima do chão”, aos 19 anos de idade. Suas principais obras são: "A luta corporal" (1954), "Dentro da noite veloz" (1975), "Poema sujo" (1976) e "Na vertigem do dia" (1980).

Além de poeta, também é conhecido pela crítica de arte e dramaturgia. Ele ainda escreveu ensaios, crônicas, memórias e até ficções curtas. Sua obra “Poema sujo”, escrito no exílio em 1975 e publicado apenas em 1976, mistura lembranças da sua infância no Maranhão com questões políticas. Em 2007, foi vencedor do Prêmio Jabuti. É também ganhador, pelo conjunto de sua obra, do Prêmio Machado de Assis, a maior honraria da Academia Brasileira de Letras.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.