Veja a programação completa!

Lençóis Jazz & Blues Festival terá shows, oficinas, feirinhas e jams sessions

O evento será realizado nos dias 11,12 e 13 de agosto na cidade de Barreirinhas.

Na Mira

Atualizada em 27/03/2022 às 11h23

BARREIRINHAS - A partir do dia 11 de agosto, grandes nomes do jazz, do blues, do choro, e de outros gêneros musicais do Brasil e do exterior vão brilhar no palco da Nona Edição do Lençóis Jazz & Blues Festival. O evento é realizado pela Tutuca Viana Produções e conta com os patrocínios da Companhia Energética do Maranhão (Cemar) e do governo do Maranhão por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura. Este ano, excepcionalmente, o festival realizará os circuitos Barreirinhas e São Luís em datas diferentes. De 11 a 13 de agosto, na cidade que é porta de entrada dos Lençóis Maranhenses (Barreirinhas) e, em setembro, em São Luís.

 Annika Chambers, a mais nova estrela da soul music americana da atualidade, é uma das atrações de 2017. / Foto: Divulgação.
Annika Chambers, a mais nova estrela da soul music americana da atualidade, é uma das atrações de 2017. / Foto: Divulgação.

Como já é tradição, o Circuito Barreirinhas será realizado às margens do belo Rio Preguiças, na Avenida Beira Rio. Serão ao todo nove shows e duas oficinas de música, além de uma ampla e diversificada programação paralela. A novidade desse ano é a participação da DJ Vanessa Serra. A maranhense vai encantar o público, nos intervalos dos shows, com sequências inusitadas de músicas nacionais e internacionais pontuadas pela bossa nova, jazz e blues em uma discotecagem retrô e 100% analógica.

Programação de shows

A sequência de shows será a seguinte:

Sexta-Feira (11/8/ 2017)

20h - Jazzencontros (MA)

21h15 - Roda Gingante- Arismar do Espírito Santo, Bebê Kramer, Gabriel Grossi e Sérgio Coelho (SP)

22h30 - Alma Thomas e Trio (USA).

Sábado (12/08/2017)

20h - Mauro Sergio e Banda (MA)

21h15 - Zé Renato e Renato Braz (RJ/SP)

22h30 - Annika Chambers (USA)

Domingo (13/08/2017)

20h - Eduardo Neves e Rogério Caetano (RJ)

21h15 - Cristovão Bastos e Trio (RJ)

22h30 - Sandra Duailibe e Quarteto (MA)

Programação paralela

A programação paralela está mais ampla e diversificada este ano. Para valorizar os produtos e a cultura maranhense, serão realizadas a “Feirinha Gourmet” com pratos da gastronomia maranhense e outros quitutes, a “Feirinha de artesanato” com produtos regionais, entre outros, e “Exposições culturais” de artistas regionais, durante os dias do festival, a partir das 16h, na Praça do Trabalhador (ao lado do palco do festival).

Oficinas

As oficinas serão realizadas em dois endereços distintos. Na manhã de sexta-feira (11/8), a americana Alma Thomas ministrará a “Oficina de Canto”, das 10h às 12h, no auditório do Sebrae (Rua Conrado Ataíde, SNº, Centro, Barreirinhas – MA).

Cantora Alma Thomas. / Foto: Divulgação.
Cantora Alma Thomas. / Foto: Divulgação.

No sábado, (12/8) será a vez dos músicos Zé Renato e Renato Braz ministrarem a “Oficina de voz e percussão”, das 10h às 12h, no Salão Paroquial da Igreja Nossa Senhora da Conceição (Igreja Matriz), na Praça do Coreto, no Centro de Barreirinhas.

Músicos Zé Renato e Renato. / Foto: Divulgação.
Músicos Zé Renato e Renato. / Foto: Divulgação.

Os interessados em participar deverão comparecer ao local das oficinas com 30 minutos de antecedência para fazer o credenciamento que dará direito a uma senha de acesso à oficina.

Jams Sessions

Para quem gosta de curtir uma madrugada musical, não vão faltar as tradicionais Jams Sessions. Esses encontros vão rolar após os shows oficiais do festival no Bar Terraço Gourmet, na praça da Igreja Nossa Senhora da Conceição (Igreja Matriz).

A expectativa dos organizadores para 2017 é receber um grande público. Isso porque em 2016 a plateia bateu recorde. “Eu atribuo o sucesso do evento a vários fatores. Entre eles, curadoria primorosa na seleção dos artistas, organização e a gratuidade. E assim, ano a ano, o evento contribui para a democratização do acesso a bens culturais tão importantes”, destaca Tutuca Viana, produtor do evento.

A Nona Edição do Lençóis Jazz & Blues Festival conta com os patrocínios da Companhia Energética do Maranhão (Cemar), e do Governo do Estado do Maranhão, via Lei Estadual de Incentivo a Cultura e os apoios culturais do Sesi/Fiema, Sebrae, Prefeitura Municipal de Barreirinhas, Viluma Construtora, Tory Brindes, TV Mirante e TV UFMA- Realização Tutuca Viana Produções.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.