NOVA YORK - Conselho de Segurança da ONU se reunirá, nesta segunda-feira (4), com o objetivo de analisar o novo teste nuclear da Coreia do Norte, informaram hoje (3) fontes oficiais à agência EFE.
A reunião, que acontecerá às 10h locais (11h de Brasília), foi solicitada por Estados Unidos, França, Reino Unido, Japão e Coreia do Sul, segundo a missão norte-americana na ONU.
Leia também:
EUA consideram interromper comércio com Coreia do Norte após teste nuclear
Uso de armas nucleares volta ao debate nos EUA
Perto da posse de Trump, Irã diz que acordo nuclear não será renegociado
O Conselho se reunirá um dia depois que o regime norte-coreano garantiu ter detonado "com sucesso total" uma bomba de hidrogênio que poderia ser instalada em um míssil intercontinental.
Entre os países que solicitaram a reunião, três são membros permanentes do Conselho de Segurança (EUA, França e Reino Unido). O Japão ocupa um posto não permanente nesse órgão até o fim deste ano.
A última reunião de urgência sobre a Coreia do Norte ocorreu em 29 de agosto devido ao lançamento de um novo míssil por parte do regime de Kim Jong-un. No dia 5 de agosto, o Conselho aprovou por unanimidade uma resolução com novas sanções econômicas contra a Coreia do Norte pelos seus testes nucleares e balísticos.
Saiba Mais
- Agência atômica da ONU convoca reunião de emergência para esta segunda
- Nenhum país eliminou desigualdade entre homens e mulheres, diz ONU
- Missão da ONU encerra visita à estrutura para a COP30 em Belém
- Preparativos para COP30 impressionam representante da ONU
- Brasil é eleito para novo mandato no comitê da paz da ONU
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.