Fenômeno

Fenômeno da ''Superlua'' ocorre neste sábado (29)

A primeira Superlua, que tem o nome oficial de lua do perigeu-sizígia, acontecerá amanhã.

Imirante.com

Atualizada em 27/03/2022 às 11h40
(Reprodução)

SÃO PAULO - Ocorre neste sábado (29) o fenômeno da "Superlua", que é quando a lua aparenta estar maior por estar mais próxima da Terra. Como a órbita da Lua é elíptica, há ocasiões em que ela fica mais próxima do nosso planeta. A menor distância até a Terra (chamada de perigeu) é bem diferente da maior distância (chamada de apogeu). O perigeu da Lua se dá por volta de 362.600 km da Terra e o apogeu, na média, por volta de 405.400 km.

A Superlua acontece quando ocorre uma Lua Cheia no período entre 24 horas antes ou depois da lua atingir o perigeu de sua órbita. Toda vez que a Lua fica cheia perto do perigeu, ela parece 14% maior e até 30% mais brilhante. A diferença de tamanho não é tão perceptível, pois quando ela está alta no céu, não há nenhuma estrutura para comparação. Já a diferença de brilho é mais fácil de se notar. A dica para a melhor observação do fenômeno é aproveitar as primeiras horas da noite, quando o satélite ainda está próximo do horizonte.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.