Percpan - Bahia

Assista o documentário que destaca grupo maranhense de percussão Fogo de Mão

O Grupo Fogo de Mão foi criado pelo percussionista Luiz Cláudio. O Panorama Percussivo Mundial - PERCPAN - aconteceu em 1995.

Pedro Sobrinho / Jornalista

Atualizada em 27/03/2022 às 10h57
(Luiz Cláudio)

O percussionista Luiz Cláudio Monteiro é paraense de batismo, mas adotou o Maranhão como o seu Porto Seguro. O músico é um profundo pesquisador de ritmos do mundo, priorizando a diversidade ritmíca do Maranhão e do Pará, dois estados com quem mantém fortes laços culturais.

Mundanidade

A sua carreira é marcada por muitos projetos e trabalhos. Ele foi o criador do Grupo Fogo de Mão. Em 1995, participou com o grupo, e , ainda, levou o tambor do Mestre Leonardo para o Panorama Percussivo Mundial - PERCPAN - na cidade de Salvador (BA). O evento teve a assinatura dos músicos Gilberto Gil (BA) e Naná Vasconcelos (PE). Na condição de jornalista tive o privilégio de acompanhar todo o Festival que reuniu os maiores percussionistas do mundo. A Bahia virou uma Aldeia Sonora Global.

Polivalente

Além da participação no PERCPAN, Luiz Cláudio fez participação solo no TIM Festival, tocou na banda Mandabala de Zeca Baleiro. Tocou, ainda, com César Teixeira, César Nascimento, Mestre Felipe, Antônio Vieira, Cecília Leite, Criolina, Ceumar, Vange Millet, Rita Benneditto. O seu último empreendimento musical foi o Loopcínico. O grupo nasceu nos anos 90 e amadureceu seu conceito ao longo dos últimos 15 anos.

Conexão

Luiz Cláudio criou o grupo e convidou Lobo Siribeira e o DJ Beto Ehongue para se juntarem ao projeto e da gravação do primeiro CD gravado pelo selo “Ná Music” em Belém.

O Loopcínico equilibra de forma pulsante percussão e programações eletrônicas com letras e vocais inspirados na batida de vários ritmos maranhenses, tudo isso entrelaçado à musicalidade paraense. O trio adota um processo pouco comum por bandas do seu gênero, quebrando a ideia de que o ritmo tem de ficar por trás da letra. O projeto resgata o verdadeiro papel do ritmo na história musical do Maranhão e do Pará.

Documentário

A vocação de Luiz Cláudio também está voltada para o trabalho de inclusão social. Não é à toa que ele exerce à cidadania com um trabalho por meio de oficinas de percussão e de conscientização sobre a importância da música como um agente formador de opinião e de ascensão social. Aproveite e assista o documentário disponível no Youtube a edição de 1995 do Panorama Percussivo Mundial (PERCPAN), num momento especial e ímpar do Grupo Fogo de Mão e o tambor de crioula do Mestre Leonardo representando a Música e a Cultura Popular do Maranhão.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.